As demandas e projetos do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) devem ser centralizadas em breve. Na semana passada, foi enviada à Assembleia Legislativa uma mensagem com o intuito de criar a Unidade Gestora e o Conselho Gestor do Cipp. As entidades funcionariam como uma espécie de prefeitura do complexo, conforme informou ontem o secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele.
O novo órgão deverá ser coordenado pela Seinfra em parceria com outras pastas da administração estadual mais próximas das necessidades do Pecém, e funcionará como um canal de negociação ainda mais próximo do governo.
Planos diretores
Adail Fontenele participou ontem, na Seinfra, da apresentação dos Planos Diretores para os municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante. Na ocasião, os respectivos prefeitos de cada município expuseram suas demandas em termos de segurança, saúde, educação, lazer, moradia e meio ambiente, dentre outros temas.
Requisições
A reunião contou ainda com representantes da Petrobras, Companhia Siderúrgica de Pecém e da Termelétrica. Os executivos apresentaram requisições para obras de infraestrutura, como estradas, aeroporto e saneamento. As demandas de gestores e empresas serão analisadas e levadas, posteriormente, ao governador Cid Gomes, a fim de ser elaborada matriz de responsabilidade.
O secretário confirmou a intervenção na rodovia CE-085 visando a liberação do terreno da refinaria, mas ele destaca que o interesse da Petrobras no projeto é indiscutível. "Das três empresas representadas, a Petrobras trouxe dez executivos. É a demonstração cabal de que o negócio está andando. Mas em tudo há uma burocracia. A gente não pode atropelar o processo", afirma Fontenele
Nenhum comentário:
Postar um comentário