segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Fiéis participam da maior romaria do ano em Juazeiro

Evento tradicional da Igreja Católica tem início com a Caminhada da Esperança, saindo da Colina do Horto
Juazeiro do Norte. A maior romaria do ano na ´terra do padim´ começou este ano de forma diferenciada. Fiéis do Padre Cícero e da Mãe das Dores desceram a Colina do Horto, na Caminhada da Esperança, para a saudação final na Praça do Romeiro, com a missa de abertura.

O grupo de tradição da cultura popular da Mãe Dodô, com a dança de São Gonçalo, e os integrantes do reisado de Mestre Aldenir deram brilho à celebração religiosa.

Às 19 horas do sábado passado, foi iniciada a missa presidida pelo bispo emérito de Petrolina, em Pernambuco, dom Paulo Cardoso. Já ontem, no Santuário dos Franciscanos, outro polo de grande visitação neste período, houve missa de abertura da romaria, no mesmo horário, presidida pelo bispo dom Fernando Panico, que celebrou 40 anos de sacerdócio. A missa de comemoração pelas quatro décadas de vida sacerdotal do bispo Diocesano do Crato aconteceu de frente à Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, durante missa campal, com a presença de 49 paróquias. Segundo o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Romarias de Juazeiro do Norte, José Carlos dos Santos, este é um dos grandes momentos das celebrações, afora a abertura com a Caminhada da Esperança, e no Dia de Finados, data de encerramento, da festa, a partir das 5h30, da Basílica até o Socorro, após o ofício das Almas, para a missa em louvor ao Padre Cícero, na Praça do Socorro, de frente à capela onde se encontram os restos mortais do Padre Cícero.

A caminhada até a capela do Socorro, de acordo com o padre Joaquim Cláudio, pároco da Basílica, é o resgate de um trajeto antes iniciado pelo Monsenhor Murilo de Sá Barreto, que hoje, se vivo fosse, estaria completando 81 anos.

Caminhada
Monsenhor Murilo faleceu em 2005, aos 75 anos, e esteve à frente a Matriz de Nossa Senhora das Dores por cerca de quatro décadas. O seu túmulo é bastante visitado neste período da romaria, e hoje será celebrada uma missa em sua homenagem.

Frei Damião, a beata Maria de Araújo, Padre Cícero, Mãe Dodô, dentre outros estandartes estampando a imagem de pessoas consideradas ilustres pelos romeiros, foram homenageadas na Caminhada da Esperança, que chegou por volta das 19 horas na Praça do Romeiro.

De frente a basílica foram montados dois palcos, um onde foi iniciada a celebração, e no outro onde se realizam as apresentações artísticas. A primeira homenagem foi prestada com a dança de São Gonçalo, com integrantes de Sergipe e Juazeiro do Norte. Até a próxima quarta-feira é esperada uma grande movimentação de romeiros, em toda a cidade.

MIAS INFORMÃÇÕES:
Secretaria da Paróquia
Rua Padre Cícero, 147
Centro de Juazeiro do Norte - CE
Telefone: (88) 3511.2202

Nenhum comentário:

Postar um comentário