sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Governo e Senac ofertam curso de capacitação gratuitos em Caucaia


A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará (STDS) estima a criação de 18 mil postos de trabalho no estado gerados por conta da Copa do Mundo. Tendo em vista a demanda, a pasta elabora o projeto Agentes na Copa, com o objetivo de capacitar os cearenses para receber visitantes que assistiram aos jogos em Fortaleza.

Além dos jogos no Castelão, a Secretaria de Turismo do Ceará prevê uma cadeia de oferta de empregos nas cidades costeiras do Ceará, que devem hospedar seleções durante o evento. O Agentes na Copa tem o objetivo de capacitar trabalhadores principalmente nas áreas de turismo, hotelaria, culinária e idiomas estrangeiros. O Governo do Estado requisitou verba de R$ 38 milhões do Governo Federal e deve ter a resposta nesta sexta-feira (21), durante a visita do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi
.
Na sexta-feira o Governo do Ceará lança também o ProJovem 2012, que vai ofertar 8.500 vagas para cursos de capacitação já visando a preparação para a Copa das Confederações em 2013 e Copa do Mundo em 2014.

O Programa Social de Gratuidade (PSG), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) oferece ações educacionais em todo o Estado e gratuitas para a população de baixa renda. No total, estão sendo ofertadas mais de 1.100 vagas, em todo o Estado (nas sedes do Senac em Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Sobral, Guaramiranga, Aquiraz e Fortaleza), em cursos que atendem as demandas da Copa de 2014, como: gestor de pequenos hotéis e pousadas, recepcionista em meios de hospedagem, recepcionista de eventos, bartender, cozinheiro básico, garçom, organizador de eventos, entre outros.

Dentro do Programa de Qualificação Profissional e Empresarial para a cadeia produtiva do Turismo do Estado, o Senac realiza a qualificação profissional, com a oferta de 18 cursos. Estão sendo investidos cerca de R$ 6 milhões, com o objetivo de beneficiar 7.200 profissionais do turismo, empregados ou não, em 14 municípios do Estado (Aquiraz, Viçosa, Camocim, Caucaia, Paracuru, Paraipaba, Fortaleza, Itapipoca, Itarema, Amontada, Cruz, Jijoca de Jericoacoara, São Gonçalo do Amarante e Trairi).

Ao total, 450 títulos de cursos da Instituição são voltados para atender às 52 atividades integrantes da cadeia produtiva do Turismo no Estado. A previsão é que 35 mil matrículas sejam realizadas, por ano, nos 450 títulos ofertados, totalizando 105 mil matrículas, até 2014. Já para os segmentos de Gastronomia, Turismo e Hotelaria, a meta do Senac é que 24 mil matrículas sejam realizadas até o evento.
 
Serviço
Programa ProJovem, inscrições ainda não abertas. Mais infomações (85) 3101-5500.
Programa Social de Gratuidade (PSG), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), mais informações pelo telefone 3452 7005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário