segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Banco de vagas na internet

O portal MTE Mais Emprego é uma alternativa para quem quer evitar longa espera na hora de buscar uma vaga no mercado

Na última semana, o portal MTE Mais Emprego completou seis meses de implantação no Ceará. Mensalmente, no Estado, são cerca de 15 mil novos cadastros de trabalhadores e empregadores que objetivam ocupar ou disponibilizar uma vaga no mercado ou ainda acessar diversos benefícios disponíveis.

O portal Mais Emprego integra, num único banco de dados, informações do Sistema Nacional de Emprego (Sine), das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTEs), da Caixa Econômica Federal (CEF) e de entidades de qualificação profissional.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), desde que teve suas atividades iniciadas, em setembro do ano passado, o portal atendeu mais de 1,160 milhão de beneficiários em todo o Brasil.

Idealizado pelo MTE, com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), a ferramenta foi desenvolvida pela Dataprev, empresa que desenvolve o sistemas de informação do INSS e tem inclusive a Receita Federal como cliente.

De acordo com o coordenador estadual da intermediação de profissionais do Sine/IDT, Antenor Tenório, antes do novo sistema, o trabalhador precisava se deslocar a uma unidade do Sine para buscar as vagas. Atualmente, o candidato pode fazer a consulta das oportunidades disponíveis, na própria casa. O processo está cômodo e mais ágil, pois a disponibilidade de vagas é atualizada, em tempo real, segundo o coordenador.

As vagas são selecionadas de forma personalizada para cada candidato, com base em seu perfil e em suas experiências anteriores. Após encontrada uma oportunidade adequada, ela fica "reservada" por um determinado período até que o profissional confirme interesse. Esse tempo de espera depende da demanda do empregador.

No Mais Emprego, o trabalhador pode também acessar dados do PIS/Abono Salarial, obter informações sobre as leis trabalhistas, ver opções de cursos de qualificação profissional, elaborar e imprimir currículo e requerer o benefício seguro-desemprego.

O cidadão que der entrada no seguro-desemprego nas agências do MTE ou da Caixa estará automaticamente inscrito no processo de intermediação do Mais Emprego. Desde o lançamento do portal, mais de 17 mil habilitados do seguro já foram encaminhados e cerca de 1.400 trabalhadores foram colocados no mercado.

Suspensão de seguro
A lei do seguro-desemprego (Lei nº. 7.998/90) estabelece o cancelamento do benefício caso o trabalhador recuse outro emprego condizente com seu perfil profissional, pela comprovação de falsidade na prestação das informações que são necessárias à habilitação.

O trabalhador que não comparecer a três convocações consecutivas terá o benefício suspenso e deverá se apresentar ao Sine mais próximo de sua residência, a fim de atualizar o seu cadastro e justificar o não comparecimento. Se a recusa for "Sem Justificativa" o benefício também deverá ser suspenso.

O empregador também conta com diversas vantagens, ao usar o Mais Emprego, pois pode, a qualquer tempo disponibilizar vagas que serão direcionadas aos profissionais que melhor se encaixam em suas necessidades.

Até o final do próximo mês, o Sine/IDT deverá estar trabalhando com atendimento previamente agendado, o que deve agilizar o processo de intermediação de emprego e evitar as longas filas de espera.

Melhorias
"O portal visa aproximar as políticas públicas de emprego do cidadão brasileiro"Antenor Tenório, coordenador estadual de intermediação profissional do Sine/IDT

FIQUE POR DENTRO
Lançado em setembro de 2010, o Mais Emprego já beneficiou mais de 1,6 milhão de trabalhadores no Brasil.

No Ceará, o portal atua desde 18 de abril de 2011 e tem cerca de 15 mil novos usuários cadastrados mensalmente.

Os 810 mil trabalhadores do Ceará ativos para intermediação cadastrados no Sistema de Gestão de Ações de Emprego (Sigae) devem preencher seus dados profissionais no portal Mais Emprego.

Após preencher os dados na página do portal Mais Emprego, o trabalhador precisa validar o cadastro presencialmente.

Até novembro o Sine/IDT deverá operar com atendimento agendado previamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário