terça-feira, 20 de novembro de 2012

Caucaia: CMFor e Assembleia intermedeiam debate sobre ocupação habitacional

Audiência pública na Câmara Municipal de Fortaleza, ação conjunta com a Assembleia Legislativa do Ceará, nesta segunda-feira, 19, debateu um acordo entre famílias que ocuparam 890 unidades habitacionais na Caucaia e a Caixa Econômica Federal. A ocupação ocorreu em agosto deste ano e compreende quatro condomínios, conhecidos como Gregos. O movimento pela moradia também conta com a participação de famílias fortalezenses.
Após tarde de debate e negociação entre as famílias, Ministério Público do Estado e representantes da Caixa Econômica Federal, foi elaborado um acordo, que deverá nortear a decisão judicial sobre a ocupação. O procurador do Ministério Público Federal, Oscar Costa Filho, reivindicou garantias à população.
O vereador Guilherme Sampaio, propositor do debate na Câmara, destacou a importância do momento para encontrar uma solução para a população que necessita das moradias. O parlamentar ressaltou o interesse de resolver o impasse com diálogo entre as famílias, Prefeituras de Fortaleza e Caucaia, além da Caixa Econômica.
Sidney Martins, representantes dos moradores do Condomínio dos Gregos, evidenciou a necessidade da população que ocupou as unidades, que segundo ele, estavam sofrendo com o abandono das obras e a depredação. “Queremos assumir a responsabilidade de pagar as moradias”, apontou. De acordo com o morador, as pessoas que habitam o local são oriundas de áreas de risco, aluguel e que moravam com familiares.
Na ocasião Guilherme Sampaio expôs a decisão do juiz da 3ª Vara, Klever Gomes Ribeiro, que suspendeu a decisão de desapropriação imediata das moradias em função da audiência pública. A Polícia Militar, também presente no debate, espera que a situação seja resolvida sem o embate entre as famílias e autoridades.
Ao final do debate o vereador Guilherme Sampaio apresentou o acordo, que foi aprovado pelos presentes. A primeira cláusula estabelece a realização imediata do cadastro das famílias que estão morando nos condomínios, com uma parceria entre Municípios e a Caixa. Outro ponto versa especificamente sobre a finalização e análise final dos cadastros no perfil do Programa Minha Casa, Minha Vida, em até 90 dias. Após a análise final, as famílias desocuparão as casas para a conclusão da obra pela Caixa Econômica, com um prazo estimado em juízo para a entrega.
A quarta cláusula versa sobre o retorno imediato para as casas das famílias que tiveram o cadastro aprovado pela Caixa após a conclusão das obras. No caso das vagas serem insuficientes para a demanda as famílias serão encaminhadas para outras unidades habitacionais em construção. Outro ponto será a oficialização do Ministério Público Federal, junto ao Judiciário, para a suspensão da liminar de reintegração de posse.
Em relação as famílias oriundas de Fortaleza, a representante da Fundação Habitacional de Fortaleza (Habitafor), Glaucia Hansen, disse o órgão irá aguardar o cadastramento e processamento da Caixa dos moradores onde será identificado o Município de origem. De acordo com ela, estas famílias serão direcionadas para unidades habitacionais em construção na Capital.
O superintendente da Caixa Econômica Federal no interior do Ceará, Ricardo Caminha, destacou o interesse do órgão em concluir as moradias, pois a ocupação das unidades torna inviável a execução do “Minha Casa, Minha Vida” no Estado. O superintendente ressaltou ainda a preocupação na contemplação das unidades por famílias de Caucaia, que já estão pré-selecionadas.
Segundo o promotor Oscar Costa à época da ocupação, que aconteceu em agosto deste ano, não existiam pessoas pré-selecionadas para as moradias. Para mediar melhor a situação das famílias o vereador Guilherme Sampaio, Ministério Público e Caixa reúnem-se nesta quarta-feira (21) às 10hs com o vice-prefeito de Caucaia, Paulo Guerra, responsável pelo Programa Federal no Município.
O debate contou ainda com a presença de representantes da Procuradoria Geral de Justiça; do Escritório Frei Tito da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa; da Secretaria das Cidades do Estado e da Caixa Econômica da Capital.

 http://www.oestadoce.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário