segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Laudo confirma maus-tratos de animais em canil no Icaraí

Os cães foram encontrados na praia do Icaraí com indícios de maus-tratos. A denúncia de maus tratos foi feita por moradores da rua

Um laudo veterinário divulgado nesta segunda-feira (19) pela médica  veterinária Camila Melo de Aguiar atesta que os cães encontrados em um canil na Praia do Icaraí, no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, sofrem de maus-tratos, estão abrigados em local inadequado, não recebem água e alimentos em quantidade suficientes e alguns estão doentes sem tratamento adequado.
O caso veio a publico  no último sábado (17),  depois que a Sociedade de Proteção Ambiental recebeu uma denúncia dos moradores da rua onde funciona o canil. Em visita à casa, uma equipe da instituição encontrou pelo menos 18 animais vivendo em condições precárias. Alguns cães apresentavam patas machucadas e problemas nos olhos.
Os animais estavam presos em pequenas gaiolas que, segundo o presidente da Sociedade Protetora Ambiental, Márcio de Souza, caracterizam maus-tratos contra animais. No momento da visita, apenas um adolescente estava na casa e informou que os donos da residência haviam viajado para fora do estado. Ele disse, ainda, que os cães recebem água e ração e que são acompanhados por veterinários.

Segundo o laudo veterinário, no local foram encontrados medicamentos vencidos e que não foi comprovada o acompanhamento dos animais por um médico veterinário, como determina a legislação. Segundo o Instituto do Meio Ambiente de Caucaia, o proprietário do canil, Ademar Lúcio de Jesus, foi notificado por deixar os cães em local inadequado e foi dado a ele um prazo de 48 horas para prestar esclarecimentos. O proprietário do local afirmou que o local onde foram constatadas as irregularidades é provisório, e que está construindo um novo ambiente para os animais.
Apesar dos problemas encontrados, os animais devem permanecer na casa. De acordo com o proprietário do canil, Ademar Lúcio de Jesus, é um local provisório e que outro canil está sendo construído para abrigar os animais.

g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário