domingo, 18 de novembro de 2012

Caucaia: Água volta a chegar, afirma Cagece

Segundo a Companhia, a manutenção superou as expectativas, já que bairros aonde a água não chegava já estão recebendo o líquido Foto: Natinho Rodrigues
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) garantiu, na manhã de ontem, que o abastecimento de água em Fortaleza voltará ao normal até a próxima sexta-feira (23). Segundo o diretor de operações da Cagece, André Facó, os trabalhos de manutenção na Estação de Tratamento de Água do Gavião superou as expectativas da companhia, já que a água, em muitos bairros aonde não chegava, já está saindo das torneiras dos moradores.

"Nós consertamos inúmeros vazamentos e substituímos uma nova válvula borboleta no sistema. Agora, é esperar para que toda Grande Fortaleza seja beneficiada. É só questão de tempo. Garanto que não haverá prorrogação da data. Na próxima semana, acredito que tudo volte ao normal, principalmente naqueles bairros mais críticos", disse.

Até a última sexta-feira (16), cerca de 40 bairros da Capital e região metropolitana ainda se encontravam sem água nas torneiras devido à manutenção feita na quinta-feira (15).

De acordo com diretor da Cagece, neste fim de semana, o órgão já conseguiu reduzir esse número de bairros. E que durante toda a próxima semana, o objetivo é normalizar a situação em todos os bairros.

A Cagece disse também que algumas áreas que passam por ocorrências de baixa pressão também já tiveram o abastecimento regulado no início deste fim de semana. Entre os bairros, estão Quintino Cunha, Antônio Bezerra, Cidade Oeste, Floresta, Planalto Pici, Messejana, Curió, Lagoa Redonda, Guajiru, Paupina e Conjunto Ceará. "Claro que em alguns locais críticos a água não chegou, mas se a nossa meta for concretizada, até a semana que vem seja tudo solucionado", disse o especialista.

Manutenção
Moradores de Fortaleza e região metropolitana, no feriado da Proclamação da República (15), tiveram o fornecimento de água suspenso para que fosse realizado um serviço de manutenção na Estação de Tratamento do Gavião. Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Eusébio foram os municípios atingidos. Em Caucaia, por exemplo, a situação era crítica.

A população do bairro Guadalajara, por exemplo, sofre com a inconstância do abastecimento de água o ano todo. As pessoas recorrem ao "cacimbão do Júnior", liberado por um dos moradores. Porém, a água não serve para beber ou cozinhar alimentos. "A gente toma banho e sente o cheio ruim", comentou a dona de casa Maria do Carmo de Oliveira. Ela disse que tem dias que nem almoça por causa da falta de água. "É muito triste a nossa situação. O governador devia ter piedade e pedir para alguém da Cagece liberar água para a gente", apela a moradora.

Já o aposentado Raimundo Soares, 72, afirmou que teve que percorrer cerca de três quilômetros para pegar água em um sítio de uma amigo que se sensibilizou e permitiu a retirada. "É nessas horas que os verdadeiros amigos aparecem. Acho um absurdo faltar água. E o pouco que eu pego não dura muito. Só para alguns dias. Tomara que esse sofrimento passe logo e tudo se normalize", disse.

dn

Um comentário:

  1. AQUI NO BAIRRO DO POTIRA 1, A AGUA É INCONSTANTE.PASSA VÁRIOS DIAS SEM VIR E QUANDO VEM É AS ALTAS HORAS DA MADRUGADA E NÃO SOBE PRAS CAIXAS DÁGUA, PRINCIPALMENTE NA RUA GUARARAPES. POR FAVOR NOS ACUDA! POIS É MUITO RUIM VIVER SEM PODER TOMAR UM BANHO DIARIAMENTE. PRA COZINHAR TEMOS QUE APELAR PRO GARRAFÃO E PRA BEBER, IGUALMENTE. A SITUAÇÃO ESTÁ MUITO CRITICA.

    ResponderExcluir