segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Caucaia: Passeio ciclístico celebra a data

Além de lembrar a importância da fruta, o evento proporcionou um roteiro cultural pela Capital e Caucaia

Para comemorar o Dia do Caju, comemorado em 12 de novembro, aproximadamente 50 ciclistas marcaram presença, ontem, no Passeio Ciclístico Caju Bike, que percorreu ruas de Fortaleza e Caucaia. A proposta da corrida era proporcionar a todos os participantes um roteiro ciclístico cultural para celebrar a data. A iniciativa do evento é da Organização Não-Governamental (ONG) Caminhos de Iracema, localizada em Caucaia.

Participantes saíram da Praça do Ferreira e foram até o Museu do Caju, em Caucaia Foto: Lucas de Menezes

A animação dos ciclistas começou logo cedo, antes das 8h, ainda na concentração, que aconteceu na Praça do Ferreira, de onde os participantes saíram e seguiram até o destino, no Museu do Caju, em Caucaia. O percurso de 20 Km passou pelas principais ruas e avenidas de Fortaleza e de Caucaia, e foi acompanhado por um carro de som e pelo Corpo de Bombeiros.

Durante o trajeto, os participantes aprenderam sobre os benefícios do caju e os projetos do Estado voltados para a plantação da fruta.

Boa causa

A dona de casa Emiliane Ribeiro participou do Caju Bike e garantiu que não perde uma oportunidade de se exercitar. "Se for para comemorar algo importante ou por uma boa causa, então, aí é que me animo", conta.

O militar Luciano Freitas, que pratica esporte há mais de 15 anos, vê na corrida uma chance de se exercitar e contribuir para a visibilidade da ONG Caminhos de Iracema. "Atualmente, os exercícios físicos estão muito ligados às boas ações, e isso foi uma conquista, porque, hoje, não fazemos apenas pela saúde ou forma física, mas também para apoiar pessoas e projetos que precisam. Além disso, é necessário valorizarmos o caju, algo tão importante para o Ceará e para o Brasil", opina.

O policial militar Kleber Souza destaca que essa é a primeira vez que acontece o Caju Bike, e as pessoas já demonstraram interesse pela causa, o que é um bom sinal. Na opinião do participante, é preciso um olhar mais atencioso para comidas que são fundamentais à mesa local. "O caju é importante porque faz bem para a saúde a ainda gera milhares de empregos", avalia.

Festa

No Museu do Caju, os ciclistas foram recebidos com música e sorteio de brindes. Para participar do passeio, todos os participantes doaram um quilo de alimento não perecível, que será doado a uma instituição filantrópica. A ONG Caminhos de Iracema atende a mais de 40 pessoas por meio de geração de emprego e renda. Os beneficiados são responsáveis por fazer produtos relacionados ao caju, como doce, rapadura e mel.

Além disso, a entidade se propõe a criar projetos, programas e roteiros nas áreas da educação, cultura, meio ambiente, turismo, urbanismo, empreendedorismo e inclusão social. Um dos destaques do caju é o seu alto valor nutritivo, principalmente em relação ao teor de vitamina C, que pode ser até cinco vezes superior ao da laranja. A fruta ainda é capaz de purificar o organismo de toxinas e resíduos.

LÍVIA LOPES
REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário