sábado, 12 de janeiro de 2013

Caucaia: Megaliquidação gera fila e vende 10% a mais

Em algumas cidades do Brasil, consumidores chegaram a formar fila quatro dias antes do início da promoção
Fortaleza/São Paulo A 20ª edição da megaliquidação do Magazine Luiza mobilizou, ontem, mais de um milhão de consumidores nas 743 lojas da rede distribuídas em 16 Estados, do Rio Grande do Sul ao Maranhão.

No Ceará, a rede possui 21 lojas, sendo 11 em Fortaleza, quatro em Juazeiro do Norte e uma unidade em mais outras seis cidades FOTO: DIVULGAÇÃO
Em Fortaleza, segundo o gerente regional, Renan Brito, as vendas chegaram ao equivalente ao desempenho de uma semana. Em comparação com a liquidação do ano passado, as vendas, este ano, foram 10% maiores, segundo a empresa, mas os valores não foram divulgados pela rede.

"Nós tivemos uma média de quatro a cinco mil pessoas por loja. Terminamos a operação às 13 horas, as lojas ficaram limpas e as pessoas aproveitaram muito", afirmou Brito, acrescentando que o fluxo de clientes obteve um aumento de 60% em comparação com um dia comum.

No Ceará, a rede possui 21 lojas, sendo 11 em Fortaleza, quatro em Juazeiro do Norte e uma unidade em mais seis cidades: Caucaia, Crato, Itapipoca, Maracanaú, Sobral e Tianguá.

De acordo com o gerente regional da rede, Renan Brito, a megaliquidação gerou um fluxo de quatro a cinco mil pessoas em cada loja FOTO: DIVULGAÇÃO
Em 2010, o grupo comprou a rede Lojas Maia, que operava há mais 20 de anos no Ceará com pontos considerados bem localizados e uma base sólida de clientes. "Nós compramos um legado e é como se estivéssemos aqui há 20 anos", afirmou, em 2011, um dos diretores da rede.

Em maio de 2011, a rede passou a ser listada na Bolsa de Valores, destinando grande parte de suas ações a pequenos investidores. Em junho do ano passado, realizou sua 13ª aquisição no mercado, quando comprou as 121 lojas do Baú, que pertenciam ao Grupo Silvio Santos.

70% de desconto
De acordo com a assessoria de imprensa, a promoção colocou à disposição dos compradores cerca de três milhões de produtos com até 70% de desconto. Em algumas cidades, os consumidores começaram a formar filas na segunda-feira, quatro dias antes da promoção. A chamada Liquidação Fantástica é realizada desde 1994. A empresa não contabilizou as vendas regionalmente.

Compras em massa
A comerciante Cristina Mesquita Ferreira, de 26 anos, a segunda a entrar, também estava na fila desde a noite de quarta-feira. Depois de comprar uma geladeira e um fogão, além de objetos de cozinha, carregou tudo numa perua Kombi trazida pelo pai. Cristina contou com a ajuda de familiares para carregar os produtos, que precisam ser levadas na hora da compras.

Iguatemi: até 70% de desconto
Expectativa do centro de compras é de um fluxo de clientes 15% superior ao registrado em igual período do ano passado FOTO: MIGUEL PORTELA
Conhecido pelo mês da ressaca das lojas, o mês de janeiro já protagoniza eventuais promoções no comércio de Fortaleza. No Shopping Iguatemi, por exemplo, está dada a largada para a Liquidação Etiqueta Amarela, que aparece com lojas oferecendo descontos de até 70% em suas mercadorias entre os dias 17 e 20. Conforme a gerente de marketing do shopping, Ana Rachel Mendonça, a expectativa é de seja gerado um crescimento de 15% no fluxo de clientes.

Consequentemente, de acordo com ela, a alta deve ser a mesma nas vendas do total de lojas durante o período da liquidação. O salto registrado acontece se comparado com os meses considerados comuns no shopping. "Convidamos todas as lojas a participar e teremos adesão de mais da metade delas. As participantes vão estar sinalizadas com adesivagem especial da etiqueta amarela", explica a gerente de marketing.

Novas coleções
Para Rachel, o período após as datas comemorativas de Natal e Réveillon é escolhido pelo varejo para dar fim às peças antigas e renovar os estoques.

"O Iguatemi dá uma força aos lojistas, organizando melhor e divulgando ainda mais esse momento de vendas com bons descontos", conta.

Divulgação
Como forma de atrair os clientes e comunicá-los das oportunidades de adquirir produtos por preços mais em conta aproveitando a liquidação, o shopping investiu em uma campanha publicitária forte, com peças veiculadas em TV, rádio, jornais, portais de notícias e nas redes sociais.

DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário