segunda-feira, 30 de maio de 2016

Dois presos fogem de presídio em Caucaia.

Através de um túnel, dois detentos fugiram, na madrugada de domingo (29), do Centro de Triagem e Observação Criminológica, em Caucaia (popularmente chamado de Carrapicho). Segundo a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), a Polícia iniciou rapidamente os procedimentos de busca e recaptura, porém, os internos continuavam foragidos até o final da tarde de ontem. O túnel escavado no local só foi localizado na manhã de domingo (29), por volta das 5 horas.
Conforme a Sejus, desde o último fim de semana, os policiais que integram a Força Nacional de Segurança e os agentes penitenciários cedidos por alguns estados da Federação estão reforçando o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos policiais e agentes penitenciários do Estado.
Fuga
A Sejus confirmou que, na madrugada da última quarta-feira (25), 22 detentos fugiram do Centro de Execução Penal e Integração Social, que faz parte do complexo prisional de Itaitinga. Os internos teriam fugido com a ajuda de cordas, andaimes e escadas deixadas no local após reformas.
A fuga dos detentos reforçou a crise do sistema penitenciário, cujo estopim foi a greve dos agentes penitenciários no sábado (21). Com a suspensão das visitas nas unidades prisionais devido à greve, iniciou uma série de rebeliões. A paralisação durou menos de 24 horas. Dezoito detentos foram mortos em decorrência de conflitos internos.

Visitas
De acordo com a Sejus, uma semana após a série de rebeliões nos presídios, mais de duas mil pessoas visitaram seus familiares internos das grandes unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza no último fim de semana. “A visitação ocorreu sem nenhum incidente e fez parte do plano de estabilização do sistema prisional”, afirmou a pasta.

Força Nacional
No Ceará, as tropas da Força Nacional de Segurança (FNS) atuarão no sistema carcerário no apoio à recuperação das estruturas e controle de rebeliões. O prazo autorizado pelo Ministério da Justiça é de 15 dias e pode ser prorrogado. O envio do efetivo atende ao pedido do governador Camilo Santana, após a série de rebeliões nas unidades prisionais.

http://www.oestadoce.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário