Com financiamento do Instituto Samuel Klein (SP), o evento tem como objetivo a realização de ações de fortalecimento regional para disseminação de práticas em educação ambiental e políticas públicas.
O Instituto Brasil Solidário em parceria com o Instituto Samuel Klein e Secretaria do Meio Ambiente do Ceará – SEMA promove o Seminário “Práticas e Experiências em Educação Ambiental” voltado para educadores, secretários, gestores, líderes comunitários, prefeitos, vereadores e interessados em Educação Ambiental e política pública.
Com capacidade para 340 participantes, o evento irá realizar-se no dia 13 de Junho na cidade de Fortaleza e conta com a participação de especialistas nacionais e internacionais como o indiano Surya Prakash Chandak – Expert em gestão de resíduos e oficial sênior no Centro Internacional de Tecnologia Ambiental do Programa do Meio Ambiente das Nações Unidas (UNEP – United Nations Environment Programme). OInstituto de Meio Ambiente do Município de Caucaia – IMAC já garatiu vaga no evento
Dentre os diversos temas, serão abordados os desafios para implantação de coleta seletiva municipal e apresentados cases e soluções para a gestão dos resíduos; técnicas para a construção da conscientização ambiental a partir da escola além de discutir as políticas ambientais do estado do Ceará.
O objetivo do Seminário “Práticas e Experiências em Educação Ambiental” é atingir 370 pessoas (educadores, gestores e sociedade civil) da região metropolitana, além do município e parceiro Caucaia, e propagar a conscientização ambiental por meio de workshop com especialistas ao lado de oficinas de diversos temas como: construção de espaços ecológicos com material reaproveitado; técnicas de bioconstrução e uso de energias renováveis e geração de renda com reutilização de materiais recicláveis, entre outras.
O Seminário “Práticas e Experiências em Educação Ambiental” faz parte do projeto “Escolas Sustentáveis para o Futuro” que tem como case de sucesso o LEVE (Local de Entrega Voluntária Escolar) responsável por reciclar 100% dos resíduos da área urbana de Crateús através da colocação de coletores nas escolas. A coleta do material depositado nos “Eco pontos” é feita pelos veículos da prefeitura, sem custos extras para o município, uma vez que já fazem este percurso normalmente e está integrada à coleta municipal pela Associação Recicratiú.
Esta ideia “fora da caixa” hoje é responsável pelo sustento de 21 famílias de catadores de resíduos que antes moravam no lixão e hoje trabalham nos centros de coleta.
O LEVE está implantado em 31 escolas e já coleta 30 toneladas de papel e garrafas PET por ano. 20% da renda da venda dos materiais é revertida em compra de material esportivo, passeios para os alunos das escolas e em trabalho de inclusão social junto aos catadores. Em 2013 a Presidência da República reconheceu a proposta como uma das 4 melhores experiências de inclusão e coleta do Brasil.
Datas e horários:
Fortaleza e Caucaia
- Seminário em Fortaleza – dia 13/06;
Hotel GRAN MAREIRO – PRAIA DO FUTURO (Auditório José de Alencar)
Rua Osvaldo Araújo, 100, Praia do Futuro/Fortaleza.
- Oficinas práticas – de 14 a 16/07 – em Caucaia;
EEIEF Celina Sá Morais / Rua Belarmino José, S/N, Icaraí, Caucaia/CE
Sobre o Instituto Brasil Solidário – IBS
O Instituto Brasil Solidário (IBS) é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – reconhecido pela Schwab Foundation for Social Entrepreneurship com expertise em ações sociais no Brasil. Trabalha há 16 anos com projetos de desenvolvimento sustentável por meio da educação e mobilização social, principalmente em escolas e comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Os projetos permitem à comunidade agir com autonomia e a multiplicar as ações vivenciadas em eixos relevantes para seu desenvolvimento, como incentivo à leitura, educação ambiental e processos de educomunicação.
As atividades são levadas para dentro do espaço escolar e da comunidade, proporcionando momentos de lazer cultural e estimulando educadores e alunos em sala de aula. Assim, promovemos e incentivamos variadas práticas pedagógicas na escola, de forma a quebrar barreiras internas e externas até que essas práticas sejam incorporadas a políticas públicas locais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário