quarta-feira, 18 de maio de 2016

Museu do Cajú, um lugar rico em natureza e cultura localizado no município de Caucaia.

O Instituto de Meio Ambiente do Município de Caucaia – IMAC, através da Célula de Educação Ambiental, representada por Marcia Beatriz Ximenes, gerente, esteve em visita ao Museu do Cajú, no bairro Gaudalajara em Caucaia, na tarde desta terça-feira, 17 de maio.
Marcia Beatriz do IMAC e Cleiton Amaral da EMFA buscaram junto ao Educador e Turismólogo, Gerson Linhares, atual responsável pelo local, informações quanto a visitação do Museu para escolas do município, a fim de encaixá-los no roteiro da programação da Semana do Meio Ambiente que está sendo preparada pelo IMAC para junho deste ano.
A proposta é proporcionar aos alunos da rede municipal, a oportunidade de contato direto com a natureza e com a cultura local através de uma visita ao Projeto Experimental Museu do Caju do Ceará, em Caucaia, que tem assumido a missão de trabalhar diversos aspectos dessa cultura em nosso Estado.
Na oportunidade o senhor Gerson Linhares convidou as representantes dos catadores do município que nos acompanharam na visita, a expor trabalhos artesanais de material reciclável dos associados da ASSAJ e da Rede de Catadores do Estado do Ceará.
SOBRE O MUSEU DO CAJÚ
O Museu do Caju foi idealizado em 1995 pelo educador, turismólogo e pesquisador Gerson Linhares e instalado no ano de 2007 em uma bela chácara na Região Metropolitana de Fortaleza. Projeto de cunho sócio, ambiental, cultural e turístico, abrange as comunidades de 02 bairros populosos – Conjunto Ceará – Fortaleza e a Grande Jurema – Caucaia. (Cultura do caju, educação patrimonial, artesanato, culinária, artes, manifestação popular, etc).
O projeto é pioneiro no Brasil na área da cajucultura no segmento de criação de museu atrelado ao tema. A chácara é um local simples, verdejante, tranquilo e bastante acolhedor. O passeio de trem ou VLT do Metrofor até o espaço cultural, a lojinha com venda de produtos de artes e artesanatos com a temática do caju elaborados por idosos, pessoas com deficiência física, artesãos e artistas plásticos parceiros do projeto, alimentação balanceada com produtos a base de caju (set a dez) e o atendimento personalizado e acolhedor são os outros atrativos do lugar.
Endereço: Rua San Diego, 332 – Parque Guadalajara – Grande Jurema
Caucaia, CE

imac

Nenhum comentário:

Postar um comentário