quarta-feira, 4 de maio de 2016

Ícone do espírito olímpico, chama olímpica chega ao Brasil para tour de revezamento em um País dividido por uma crise política.

Um dos principais símbolos esportivos e da paz entre os povos, a chama olímpica está no Brasil, País que vive conturbado momento político e econômico. Acendida no último dia 21 na Grécia, a chama desembarcou na manhã de ontem em Brasília - carregada dentro de uma lanterna - após passar pela Suíça.

O fogo olímpico foi transportado para a tocha dos Jogos pela presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. Coube à jogadora Fabiana, bicampeã olímpica no vôlei feminino, ser a primeira a carregar a tocha do revezamento.

A cerimônia em Brasília foi também marcada por protestos em favor e contrários ao impeachment de Dilma. Na Esplanada dos Ministérios, durante os primeiros quilômetros do revezamento da tocha, grupos opositores chegaram a trocar agressões verbais.

A Polícia interveio disparando gás de pimenta, atingindo pessoas na calçada que estavam apenas assistindo ao evento, que não sofreu influência nem dos protestos, nem da ação policial.

“Não vi nada de protesto, só vi o espírito olímpico, a chama, que traz felicidade para nosso País”, disse a boxeadora Adriana Araújo, medalhista de bronze em Londres 2012.

Além de Adriana e Fabiana, outros nomes importantes do esporte brasileiro participaram do revezamento em Brasília como o também medalhista de bronze Vanderlei Cordeiro (atletismo) e o campeão mundial de surfe Gabriel Medina.

CEARÁ NO ROTEIRO

A chama olímpica fica em Brasília até esta quarta-feira, 4, quando segue para Goiás, dando continuidade ao tour de revezamento da tocha. Ao todo, ela passará por 327 municípios nos 26 estados sendo carregada por 12 mil condutores em todo o País.

No Ceará, a chama olímpica chega no dia 7 de junho e passará por 11 cidades do Estado em três dias. (ver quadro).

O ponto final do tour é o Rio de Janeiro, cidade-sede dos Jogos. A chama olímpica chega à capital fluminense no dia 4 de agosto, véspera da cerimônia de abertura no Maracanã. (com agências)

TOUR NO CE

A CHAMA OLÍMPICA chega ao Ceará no dia 7 de junho, após passar por dez estados além do Distrito Federal

7 DE JUNHO
Fortaleza
Aracati
Aquiraz

8 DE JUNHO
Sobral
Itapajé
Irauçuba
Forquilha
Caucaia

9 DE JUNHO
Parnaíba (PI)
Massapê
Granja
Camocim

O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário