Por meio de formação em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), os agentes comunitários de saúde de Caucaia farão um diagnóstico situacional do desenvolvimento infantil no município. A iniciativa faz parte das atividades do Curso de Qualificação em Desenvolvimento Infantil, que teve início nesta terça-feira (20/2) e será ministrado presencialmente e por meio de plataforma virtual do Governo do Estado ao longo de 100 horas/aula.
Até o fim de março, 269 agentes vão receber informações atualizadas no que diz respeito à primeira infância, desde o período gestacional até o sexto ano de idade da criança. Eles fazem parte da terceira e última turma dos 476 ACS's a receber a formação. Entre as pautas: a puericultura, o calendário vacinal, a violência e o cuidado com as arboviroses, por exemplo.
De acordo com Ruanna Fernandes, supervisora pedagógica do curso, a formação tem dois objetivos principais: a qualificação e a produção de um diagnóstico formado por meio de questionários respondidos pelos profissionais ao final da qualificação. “A intenção é que os agentes qualifiquem o olhar deles frente à primeira infância. São eles que estão no dia a dia e conhecem a realidade das famílias e da comunidade. O outro objetivo é fazer um levantamento de como está a primeira infância no município”, explica.
“Ao final do curso, será gerado um importante documento, que é o diagnóstico situacional do desenvolvimento infantil em Caucaia. Ele será entregue às mãos do secretário de Saúde e servirá como ferramenta de gestão, porque teremos, assim, uma visão macro para o tema sob o olhar do agente de saúde”, explica a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde, Camila Moreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário