terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

GT Educação formula plano com 14 projetos

O Grupo de Trabalho que discute ações educacionais para Caucaia ganhar o Selo Unicef concluiu nesta terça-feira (20/2) o Plano de Ação do setor. O documento tem 14 propostas. Elas somam-se aos 75 projetos elaborados pelos outros três GTs e que serão apresentadas à Comissão Intersetorial nesta quarta-feira (21/2). O colegiado apreciará amanhã, portanto, 89 medidas.
O Plano de Ação do GT Educação contempla principalmente dois indicadores avaliados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) na concessão do Selo a gestões municipais: a taxa de abandono no Ensino Fundamental e a distorção idade-série nos anos finais do Ensino Fundamental.
Algumas medidas já iniciaram e outras foram concluídas pela Secretaria Municipal de Educação (SME). “As crianças, muitas delas, não têm a vivência do amor dentro de casa. Nós temos, então, que fortalecer a autoestima dessas crianças dentro das escolas porque elas já lidam com muita negatividade no ambiente familiar. Assim, a gente vai fazer com que elas desejem estar na escola”, defendeu a articuladora do Selo em Caucaia e secretária municipal de Governo, primeira-dama Erika Amorim.
Uma das propostas do GT Educação é iniciar já em março as atividades das turmas de correção de fluxo (para alunos cuja idade não condiz com a série). “Nós temos trabalhado na perspectiva de resgatar o aluno de todas as formas”, pontuou a coordenadora de projetos da SME, professora Andrea Herculano. “Nós precisamos transformar estigmas em carisma. Temos que trabalhar isso pedagogicamente e mostrar que todos os alunos são importantes, estejam eles na série correta ou não”, acrescentou o diretor de gestão pedagógica da SME, professor Vinícios Rocha.
O estímulo à criação/fortalecimento de Grêmios Estudantis nas escolas da rede municipal que ofertem Ensino Fundamental também foi debatido. A ideia é que esses grupos atuem em parceria com os Núcleos de Cidadania de Adolescentes, os Nucas, cuja eleição de representantes deve ocorrer em março.
“Os grêmios podem ajudar muito na busca ativa de alunos e acompanhar casos de distorção idade-série, além de ajudarem a gestão a identificar casos de gravidez na adolescência, racismo etc. Os membros podem ministrar palestras e fazer outras atividades para a melhoria do ambiente escolar”, reforçou o diretor de juventude da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (Sejuv), Berg Alcântara.
OS GTs
Além do GT Educação, a Comissão Intersetorial do Selo Unicef em Caucaia é formada pelos GTs “Social e Segurança”, “Saúde” e “Adolescência e Juventude”. Todos trabalham com base nos sete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelo Unicef para garantir direitos de crianças e adolescentes.

OS INDICADORES ANALISADOS NO SELO UNICEF.
1. Percentual de crianças com até um ano de idade sem registro civil
2. Taxa de abandono do Ensino Fundamental
3. Percentual de crianças na escola e com Benefício de Prestação Continuada
4. Percentual de crianças menores de cinco anos com peso alto para a idade
5. Percentual de nascidos vivos de mulheres com idade entre 10 a 14 anos
6. Percentual de gestantes com sífilis realizando tratamento adequado
7. Percentual de óbitos investigados de mulheres em idade fértil
8. Distorção idade-série nos anos finais do Ensino Fundamental
9. Percentual de óbitos infantis investigados
10. Taxa de mortalidade por causas externas entre crianças e adolescentes (10-19)
11. Percentual de adolescentes de 16 e 17 anos cadastrados no TRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário