sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Caucaia ganha Residência Integrada no próximo mês

A partir do dia 26 de março, Caucaia será campo de formação para novas turmas de residência. Por meio de convênio com a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), o município receberá a Residência Integrada em Saúde (RIS) com ênfase em Saúde da Família e Comunidade, Saúde Coletiva e Saúde Mental Coletiva. O programa de pós-graduação tem caráter multiprofissional e vai receber 15 profissionais de diversas áreas da saúde durante o período letivo de 2018-2020. 
Sob supervisão de 11 preceptores, os estudantes vão atuar em Unidades Básicas de Saúde e em equipamentos como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), o Hospital Municipal Abelardo Gadelha da Rocha e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Centro de Caucaia e da Jurema.
O secretário municipal de Saúde, Moacir Soares, já reuniu-se com articuladores da residência, preceptores e coordenadores de serviços. Discutiu a elaboração de um manual norteador para a implantação da RIS no município. “Estamos fazendo muitos investimentos e priorizando a Atenção Primária. Aliado a isso, temos a atuação das residências”, contextualiza o gestor.
Para Vilalba Carlos, coordenadora da Atenção Primária à Saúde de Caucaia, “a residência vem com um papel de revolucionar os serviços”. “Não é somente mais gente trabalhando. São mais profissionais com um novo olhar sobre os processos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário