segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Missão de banco internacional chega a Caucaia para avaliar projetos

Caucaia recebe nesta segunda-feira (26/2) a missão do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) que avaliará as ações do Programa de Infraestrutura Integrada do município para as quais a Prefeitura teve aprovado financiamento no valor de 80 milhões de dólares.
Acompanhados do prefeito Naumi Amorim, de técnicos e de secretários municipais, os executivos do CAF participarão de reuniões e visitarão as localidades que deverão receber obras. Eles vão conhecer detalhadamente cada projeto. Na cotação de hoje do dólar, o financiamento equivale a mais de R$ 270 milhões.
Trata-se de um feito inédito para a segunda maior cidade do Ceará. “Esse dinheiro é fundamental para tocarmos projetos e darmos a Caucaia estruturas do porte dela. Todo o apoio que a missão precisar para acessar locais e informações vai ter”, assegura Naumi.
Os representantes do Banco serão apresentados à situação atual de Caucaia e às atividades ambientais, sociais, viárias, de mobilidade, de logística, de telecomunicações, de desenvolvimento social e de transformação produtiva. Aspectos fiscais, institucionais e orçamentários também serão detalhados.
Com a liberação do recurso, a Prefeitura fará a qualificação de vias e áreas urbanizadas, incluindo ciclovias e passeios, na Jurema e na Sede. São esses os dois maiores distritos de Caucaia. Juntos, eles somam quase 300 mil dos 360 mil habitantes do município.
Ruas e avenidas utilizadas como rotas de transporte público serão requalificadas e vias estruturantes serão implantadas. Além disso, serão construídos viadutos, pontes e passagens de nível, e será implantado um sistema de videomonitoramento para vias, praças e lagoas.
Também serão construídas novas praças, urbanizadas lagoas e implantados ecopontos em diversas localidades. “Caucaia tem um potencial enorme que não estava sendo aproveitado. Nós fomos ousados e apresentamos um programa que mudará a realidade de muita gente. Nosso município tem que pensar grande”, diz a secretária municipal de Governo e Articulação Política, primeira-dama Erika Amorim.
Após a visita dos representantes do Banco de Desenvolvimento da América Latina, a assinatura do contrato para a concessão do empréstimo será agendada. Em seguida, a Prefeitura dará início aos processos licitatórios necessários à execução das obras, que devem iniciar ainda em 2018.
Caucaia terá quatro anos para executar o Programa de Infraestrutura Integrada e 16 anos para pagar o financiamento. “A vinda da missão da CAF é essencial para eles verem como diversas regiões do município serão beneficiadas com as obras. Nós estamos falando de um feito que será histórico para nossa cidade”, sintetiza o secretário municipal de Infraestrutura, Kleber Correia Lima Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário