segunda-feira, 9 de março de 2020

EJE e Esmec promovem seminário "Mulheres na Política: construindo candidaturas eficientes"

Nesta quinta-feira, 5/3, na Sede da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), foi iniciado o seminário "Mulheres na Política: construindo candidaturas eficientes", promovido pela Esmec em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O evento, que ocorrerá até o dia 6 de março, tem como objetivo fornecer conhecimento para as mulheres que têm interesse em ingressar na vida política.
O diretor da EJE, juiz Roberto Viana Diniz, fez a abertura do evento destacando que a realização do seminário foi uma "ideia muito interessante e atual"  da Esmec e que, devido a isso, despertou o pronto interesse da Escola Judiciária em aderir ao projeto.
O magistrado ressaltou, ainda, que a EJE empreendeu "várias ações para divulgação junto às estruturas partidárias com o intuito de fomentar entre as mulheres que já são filiadas e as que participam da vida partidária de alguma forma para que se inscrevessem e participassem do evento. Além disso, realizamos a divulgação para o público em geral para que esse encontro tivesse a maior participação possível." Por fim, salientou a importância do conhecimento para que haja um maior engajamento feminino na política.
Após, foi dada a palavra à palestrante Débora Tomé que é Mestra em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, graduada em Jornalismo, bacharela em Comunicação Social, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e coautora dos livros “Mulheres e Poder – histórias, ideias e indicadores”, com Hildete Pereira de Melo.
A ministrante conduziu a palestra, de forma participativa e informal, na qual ressaltou dados que mostram a desigualdade de gênero no país quanto à educação, à dificuldade de inserção no mercado de trabalho e às diferenças salariais. Além de expor criticamente o foco das políticas públicas atuais voltadas às mulheres. 
Em seguida, ela apresentou a trajetória de luta das mulheres pelo direito ao voto feminino no Brasil e no Mundo, destacando a dificuldade de inserção feminina na política. A palestrante expôs que o Brasil possui 15% das cadeiras da Câmara dos Deputados preenchida por mulheres, ocupando a posição 133 em 193 países, de acordo com o Inter Parlamentary Union (IPU). A média da América Latina é 28%.
Diante desse cenário, foram expostas as medidas para promover uma maior participação feminina na política, como a inserção das cotas de gênero e da destinação de 30% do Fundo Especial de Financiamento de Campanha e do Fundo Partidário para essas candidaturas.
Também foram apresentados dados sobre a representatividade da mulher cearense na política, constatando-se que, nas Eleições de 2018, apenas uma mulher foi eleita deputada federal e seis candidatas ocuparam o cargo de deputada estadual.
No período da tarde, a presidente da Comissão de Estudos para implementação do projeto "Mulheres na Política" no TRE-PR, juíza Flávia Viana, participou do seminário, em que foi apresentada a importância do projeto e seus impactos. Além disso, foi abordado o tema "Comunicação e redes sociais" e técnicas de media training
Dia 06 de março
O segundo dia de evento contará com a presença da secretária judiciária do TRE-CE, Orleanes Cavalcanti, e a Mestra em Ciência Política, Poliana dos Santos. Na ocasião, serão abordados assuntos como processo eleitoral, registro de candidatura, pré-campanha, financiamento e prestação de contas. O seminário ocorrerá das 8h às 12h e das 14h às 18h.

tre ce

Nenhum comentário:

Postar um comentário