segunda-feira, 27 de julho de 2020

Apesar de permissão estadual, Crato e Juazeiro do Norte mantêm suspenso transporte intermunicipal

Mesmo com o Governo do Estado autorizando o transporte intermunicipal de passageiros, as prefeituras de Crato e Juazeiro do Norte publicaram, neste domingo (26), novos decretos municipais suspendendo este serviço. A medida também dá continuidade ao isolamento social rígido nas duas maiores cidades do Cariri até o próximo dia 2 de agosto. 
A decisão foi estabelecida em comum acordo entre os municípios de Crato, Juazeiro e Barbalha que, diante dos indicativos locais em relação ao novo coronavírus, optaram por manter o serviço suspenso por mais uma semana.
Em Juazeiro do Norte, o decreto nº 551, publicado no último domingo, 26, no Diário Oficial do Município, renovou o estado de emergência e as ações de combate à pandemia da Covid-19. No entanto permanece autorizada o transporte urbano de passageiros, seguindo os protocolos sanitários.  
A Auto Viação Metropolitana, a Via Metro, empresa que opera o transporte intermunicipal na região do Cariri, informou que a única linha que está funcionando é entre Barbalha e Missão Velha, que custa R$ 3 a passagem.  
O gerente da Via Metro na região do Cariri, José Cláudio Maia, conta que toda equipe estava pronta para o retorno do trabalho hoje de manhã, mas foi surpreendida pelos decretos, que foram publicados ontem à noite. “Já tinha montado toda operação”, lamenta.
Por outro lado, José Cláudio enfatiza que o transporte urbano em Juazeiro do Norte permanece com todos os cuidados, seguindo protocolos, disponibilizando álcool em gel, realizando a desinfecção dos veículos, frota limitada em 30% e apenas quatro linhas funcionando, por exemplo.  
A partir decreto estadual, Juazeiro do Norte, Crato, Brejo Santo, Barbalha e Iguatu não tiveram o ‘lockdown’ prorrogado. No entanto, os gestores municipais dos quatro primeiros municípios renovaram a medida por mais uma semana, porque os casos da covid-19 continuam crescendo. A macrorregião do Cariri permanece em Fase de Transição Econômica.  
Segundo o último boletim epidemiológico das secretarias municipais, Juazeiro do Norte tem 9.721 casos confirmados e soma 209 óbitos. Já o Crato, alcança 3.270 pessoas infectadas e registra 45 mortes pela covid-19.
dn

Nenhum comentário:

Postar um comentário