quinta-feira, 28 de março de 2013

Consórcios elegem presidentes nas regiões de Caucaia e Canindé

Eleição do consórcio público de saúde da região de Caucaia

Com dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) em funcionamento e uma policlínica para inaugurar ainda neste semestre, o Consórcio Público de Saúde do Vale do Curu, que reúne dez municípios da região de saúde de Caucaia, elegeu para presidente o prefeito de Itapajé, Ciro Mesquita Braga, em assembleia realizada na tarde de quinta-feira, 27 de março, presidida pelo secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos. O CEO de Caucaia, inaugurado no ano passado pelo Governo do Estado, funciona desde novembro e realizou, em 2012, 513 atendimentos. O CEO de São Gonçalo do Amarante, antes municipal, foi incorporado ao Consórcio em outubro e realizou até dezembro 430 atendimentos. O custeio de cada um dos CEOs é de R$ 227 mil, valor rateado entre o Governo do Estado, os municípios da região e Ministério da Saúde. A população dos municípios de Caucaia, Itapajé e Tejussuoca são atendidos no CEO de Caucaia. O CEO de São Gonçalo do Amarante atende a população dos municípios de Apuiarés, General Sampaio, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante e São Luiz do Curu. A cobertura total é de 572 mil habitantes.

Eleição do consórcio público de saúde da região de Canindé

Já existem CEOs regionais funcionando em Ubajara, Baturité, Brejo Santo, Itapipoca, Russas, Acaraú, Juazeiro do Norte, Sobral, Crato, Camocim, Caucaia, Crateús e Limoeiro do Norte. Os CEOs oferecem à população serviços de prótese, periodontia, ortodontia, endodontia e diagnóstico do câncer de boca, e ainda exames, como raio x e a panorâmica digital. Os resultados da nova rede de CEOs na saúde da população podem ser mostrados em números. De janeiro a dezembro de 2012 foram realizados 303.068 atendimentos nesses 13 CEOs. Desse total, 9.875 pessoas receberam próteses novas. Há mais quatro CEOs para serem entregues à população em Canindé, Icó, Maracanaú e Quixeramobim, que estão com as obras concluídas e sendo equipados para inaugurações.

No Ceará, os consórcios públicos de saúde são uma inovação na gestão da saúde pública do Estado. Foram implantados pela Sesa no governo Cid Gomes para fortalecer a regionalização e promover a interiorização dos serviços de saúde. A gestão das policlínicas e dos 18 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) regionais que integram a nova rede de assistência à saúde do Ceará é feita através de consórcios públicos desde as inaugurações. São uma realidade que já está em funcionamento, além de 13 CEOs, oito policlínicas regionais construídos e inaugurados pelo governo do Estado em Aracati, Baturité, Brejo Santo, Camocim, Itapipoca, Pacajus, Tauá, do tipo I, com dez especialidades, e em Sobral, do tipo II, com 13 especialidades.

Canindé

Na manhã de quinta-feira também foi realizada assembleia do consórcio público da região de saúde de Canindé. Foi eleito presidente do consórcio o prefeito de Canindé, Celso Crisóstomo. A região de saúde tem população de 198.718 habitantes dos municípios de Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena e Paramoti.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira/ Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220/ 3101.5221 / 8733.8213)
Twitter: @SaudeCeara
Facebook: www.facebook.com/saudeceara

Nenhum comentário:

Postar um comentário