segunda-feira, 18 de março de 2013

Saúde recepciona 36 novos médicos do PSF de Caucaia

Foram recepcionados nesta sexta-feira, dia 1º de março, 36 médicos que irão atuar nas equipes do Programa de Saúde da Família em Caucaia. Eles fazem parte do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) e irão permanecer trabalhando nos postos de saúde do município por pelo menos um ano, sendo remunerados pelo Ministério da Saúde.

A recepção foi realizada com a presença do prefeito Washington Gois, do Secretário de Saúde de Caucaia, Carlos Alberto Komora Vieira, das secretárias adjuntas, Rita de Cássia de Castro e Terezinha Ferreira, e da coordenadora de Atenção Primária, Silvana Coelho Sampaio.

O PROVAB, programa do governo federal, tem como objetivo estimular os médicos recém-formados a atuarem na Atenção Básica de Saúde, principalmente em cidades do interior, em periferias das grandes cidades e lugares mais remotos, onde há carência desses profissionais. O atendimento dos médicos do programa nas Unidades Básicas de Saúde será supervisionado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e os profissionais terão ainda a obrigatoriedade de fazer uma especialização de 12 meses de duração.

Segundo o secretário de Saúde, Carlos Alberto Komora, a vantagem do programa é a estabilidade de pelo menos um ano do profissional no município. “Tínhamos o problema da grande rotatividade desses profissionais. Com esse programa, que garante uma expectativa de maior tempo de permanência desses médicos e que desonera o município da remuneração, esperamos mais qualidade no atendimento. Caucaia quer apostar nisso. Tenho certeza de que um profissional motivado, fazendo especialização em Medicina de Família e Comunidade, ele vai atender melhor a população. E estaremos acompanhando isso de perto”, ressaltou o secretário.

O prefeito Washington Gois destacou ainda: “São profissionais novos, com garra pra trabalhar. Temos a certeza que vão fazer diferença no atendimento de saúde do município de Caucaia. O atendimento primário é muito importante. O que pudermos, devemos resolver nos postos de saúde, evitando uma  lotação na UPA e nos hospitais do município”, disse o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário