domingo, 24 de março de 2013

Pacto pelo Pecém: 65 entidades se reúnem para consolidar documento

Órgãos governamentais e entidades da sociedade civil participam do evento na assembleia, que começou na manhã desta quinta-feira, 21, e segue até a tarde da próxima sexta-feira, 22

Na manhã desta quinta-feira, 21, 65 entidades (entre órgãos governa-mentais e sociedade civil) se reuniram na assembleia para discutir e consolidar o diagnóstico do Cenário Crítico do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). O evento segue até a próxima sexta-feira, 22, quando serão definidos os desafios e encaminhamentos do documento.

Os participantes se dividiram em 4 eixo temáticos - político, econômico, ambiental e social - para debater o documento preliminar, elaborado em 2012, a partir das discussões ocorridas no âmbito do Pacto do Pecém.

Segundo o deputado Lula Morais, presidente do Conselho, um dos principais desafios do CIPP é a falta de mão de obra qualificada. "Nos próximos 5 anos, precisaremos de 35 mil pessoas qualificadas pra trabalhar em todas as empresas do complexo. Capacitar 35 mil pessoas não é tarefa simples", afirma.

Outra questão relevante, segundo ele, é o planejamento urbano dos municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante. "Essas regiões vão receber muita gente. É preciso que isso se dê de forma planejada pra não acontecer a favelização, como aconteceu em outros empreendimentos." A mobilidade urbana entra nesse ponto, de acordo com o deputado. Construção de vias para facilitar o transporte também faz parte do planejamento urbano.

A assessora técnica Rosana Garjulli, que coordenou a elaboração do documento prévio, concorda com o deputado Lula Morais. Segundo ela, a falta de mão de obra especializada é o principal desafio, porque há uma grande demanda. "Não envolveria apenas capacitação das pessoas da região, mas também de outras regiões, como Sobral, onde há escolas técnicas."

Após o documento ser aprovado, na manhã da sexta-feira, 22, os desafios serão encaminhados a instituições que ficarão responsáveis por trabalhar nas propostas. O documento deve ser lançado publicamente nos próximos 30 dias, segundo Lula Morais.

Mobilização para implantar refinaria
O presidente da Assembleia, deputado José Albuquerque, esteve na abertura do evento para falar sobre a "campanha pró-refinaria" - uma mobilização do legislativo cearense pela implantação da Refinaria Premium II.

Segundo ele, a campanha envolverá pequenos, médios e grandes empresários, prefeitos, vereadores, deputados, senadores e a população civil de 8 regiões do Estado para que a refinaria fique pronta "o mais rápido possível".

"Vamos a oito regiões do Ceará para explicar a importância da refinaria para o Estado. Muita gente não tem noção do que é uma refinaria. O terreno já está pronto, a licença já foi dada pela Funai, já está na Semace. As coisas estão acontecendo."


Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário