quinta-feira, 28 de março de 2013

Sejus define perfil de presos de casas de privação

Presos com maior grau de periculosidade deverão ser mantidos na Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) I, em Itaitinga. Na unidade de Caucaia, funcionará centro de triagem

A Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL I), na cidade de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, concentrará os presos temporários de maior periculosidade do Ceará. É o que afirma a titular da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), Mariana Lobo. Em entrevista ao O POVO na manhã de ontem, secretária anunciou o perfil dos detentos que ocuparão cada uma das casas de privação provisória do Estado. A divisão dos internos, que deve ser concluída em dois meses, vai ajudar no combate à criminalidade no interior das unidades, na avaliação da secretária.


Mariana Lobo admite que as medidas podem causar “reações” dos presos, como as ocorridas durante a greve de fome dos detentos das CPPLs, em fevereiro deste ano. Segundo ela, a manifestação teria sido motivada pela transferência, para presídios federais, de 14 internos que lideravam facções criminosas.

“Foi a primeira vez que fizemos uma transferência tão numerosa, de uma só vez. Isso causa grande insatisfação entre os presos. Eles perdem o comando dentro do sistema”, destacou a secretária, ao comentar que as disputas internas de poder também podem ser consideradas uma razão para os crimes cometidos no interior das unidades. Somente este ano, 17 assassinatos foram registrados nas casas de detenção. Mariana Lobo adiantou que combaterá a situação com a intensificação de inspeções e trabalhos de humanização nas penitenciárias.

Divisão das unidades

Na CPPL de Caucaia, funcionará um centro de triagem. Por lá passarão todos os presos antes de ingressarem no sistema penitenciário. De lá, serão encaminhados para unidades adequadas ao seu perfil, de acordo com tipo de crime cometido, a pena atribuída e o grau de periculosidade.

O trabalho de triagem será realizado pela Comissão de Avaliação de Transferência e Gestão de Vagas (Catva), criada em agosto de 2012. “Antes, a distribuição ocorria indistintamente. Não sabia que tipo de preso a gente estava recebendo”, disse a secretária. Além da função de triagem, a CPPL de Caucaia também abrigará detentos de perfil periculoso alto e médio.

Nas CPPLs II, III e IV, serão mantidos os presos com periculosidade média ou baixa. Recém-inaugurada, a CPPL IV deveria receber, ontem, 60 presos, vindos das delegacias da Região Metropolitana. Diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), o delegado Wilder Brito Sobreira informou que, até ontem, havia 947 presos nos distritos policiais. Até amanhã, devem ser levados 180 presos para a nova unidade, que tem 956 vagas. As transferências devem terminar em 45 dias.

ENTENDA A NOTÍCIA

A CPPL I abrigará os presos temporários de maior grau de periculosidade. Na unidade de Caucaia, funcionará um centro de triagem por onde os detentos devem passar antes do ingresso nas casas de privação.

op

Nenhum comentário:

Postar um comentário