segunda-feira, 18 de março de 2013

Dia de São José: Funceme prevê chuvas isoladas em Caucaia


Chuva São JoséA previsão do tempo para o Ceará neste feriado de 19 de março, Dia de São José, é de céu parcialmente nublado a claro com chuvas isoladas na faixa litorânea e no sul do Estado. Nas demais regiões há possibilidade de chuvas isoladas, com menor intensidade. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), essas precipitações devem serão causadas pela atuação de um vórtice ciclônico de ar superior, que vem provocando chuvas desde o último sábado e tende a se manter atuando nos próximos três dias.

A atuação do vórtice não é tão comum para esta época do ano. Esse sistema atua, normalmente, na pré-estação chuvosa do Ceará (dezembro e janeiro). O principal sistema causador de precipitações no período chuvoso (fevereiro, março, abril e maio) é a Zona de Convergência Intertropical, que está distanciada do Estado, pois as condições de temperatura do Atlântico estão desfavoráveis.

Dessa forma, mesmo com os registros de chuva dessa semana, o prognóstico para a estação chuvosa deste ano no Ceará, segundo a Funceme, é de maior probabilidade de chuvas abaixo da média até maio.

Chuva de São José

Apesar de haver uma forte crença popular no Ceará de que se chover no dia 19 de março o período chuvoso será bom, do ponto de vista científico não há correlação entre as precipitações nessa data e a qualidade da estação chuvosa. Há registros de anos em que choveu no dia de São José e a quadra chuvosa ficou abaixo da média, assim como o inverso.

Equinócio

O primeiro equinócio de 2013 acontecerá do dia 20 de março. Ele marca a passagem do sol do hemisfério sul para o hemisfério norte. Se até esta data as condições oceânicas não estiverem favoráveis, a tendência não é boa para as chuvas no Ceará. Com o sol posicionado ao norte, tende há acontecer um aquecimento do Atlântico mais acima do equador, o que manterá a Zona de Convergência Intertropical distanciada do Estado, desfavorecendo as precipitações.

18.03.2013
Assessoria de Imprensa da Funceme
Guro Castro ( comunicacao@funceme.br  / 85 3101.1099)

Nenhum comentário:

Postar um comentário