sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Eixão das Águas: Cid Gomes se reúne para definir obras de conclusão do trecho V



EixãoO governador Cid Gomes fez reunião nesta quinta-feira (14), no Palácio da Abolição, sobre o Trecho V do Eixão das Águas. Durante a reunião foram definidos detalhes finais para a operação como o fornecimento de energia para os funcionamento do sistema em fase de conclusão. Participaram da reunião representantes da Secretaria de Recursos Hídricos, Sohidra, engenheiros e técnicos para agilizar a finalização das obras deste sistema adutor que liga o Açude Gavião ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

Eixão das Águas

O Eixão é um conjunto de obras, formada por 5 trechos (4 deles já inaugurados) composto por uma estação de bombeamento, canais, adutoras, sifões, e túnel que realiza a transposição das águas do Açude Castanhão para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), reforçando o abastecimento, numa extensão de 255 km, inclusive na RMF e Complexo Industrial e Portuário do Pecém, fazendo a integração das bacias hidrográficas do Vale do Jaguaribe e da Região Metropolitana, beneficiando uma população de aproximadamente quatro milhões de habitantes.

Trecho V

O sistema adutor Gavião/Pecém desenvolve-se no sentido leste-oeste, a partir da captação flutuante no açude Gavião, através de sistemas adutores constituídos por tubulações ou gravitário com extensão de 53,97km. O traçado estende-se paralelamente ao litoral, cruzando o território dos municípios de Pacatuba, Maracanaú, Caucaia e São Gonçalo do Amarante. Acompanha, no seu trecho final, a Via Estruturante (CE-085), com derivação a direita no km 33,35, para alimentação do sistema de abastecimento das Praias Oeste e do Complexo Turístico e prosseguindo rumo oeste até atingir à área de reservação da ETA Pecém do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, com possibilidade de funcionar de forma reversível em seu trecho final.

14.11.2013
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)

Nenhum comentário:

Postar um comentário