sábado, 2 de novembro de 2013

Mesmo um pouco seca, Lagoa do Banana agrada pela tranquilidade

A Lagoa do Banana, em Caucaia, recebe muitas famílias em busca de tranquilidade. O volume baixo de água, consequência da falta de chuva, afeta o turismo da área, que oferece passeio de caiaque e de banana boat

Na faixa de areia que a lagoa deixou aparecer pelo nível baixo de água, crianças brincam, grupos se preparam para o passeio de caiaque e a animação para andar na “banana” puxada por lancha se faz presente. O domingo na Lagoa do Banana, em Caucaia, é um momento de tranquilidade e beleza natural para quem opta pela água doce para dar leveza ao fim de semana.

Tranquilo até demais para quem trabalha nas poucas barracas do local. O garçom Nezinho Rocha diz que dois motivos diminuíram o movimento do local nos últimos tempos: a greve do bancários e o acesso por estrada carroçal, um pouco mais difícil do que para outros locais.

Para ele, a lagoa com menos água não chega a afastar os visitantes. Nezinho lembra que em outros meses a faixa de areia não existe e a água bate na parede da barraca. Cenário bem distinto desses tempos de pouca chuva. “Este ano mal choveu nessa área, a lagoa não chegou a encher em nenhum momento”, comentou entre um atendimento e outro.

Manoel Messias mora na beira da lagoa há mais de 10 anos e trabalha com aluguel de caiaques há três e diz que nunca viu o local tão seco. “Desse jeito que está, acho que já prejudica”, relatou com os pés na água. Ele também acredita que a estrada para a Barra do Cauípe é melhor e muitos preferem essa opção.

Mesmo com o movimento considerado menor, os dois caiaques de Manoel não paravam e eram revezados por crianças e adultos que enfrentavam o vento forte e as ondas da Lagoa do Banana. Além das lanchas que fazem o passeio puxando a boia conhecida como banana, não havia moto aquática ou outros veículos na lagoa, o que tornava o banho mais tranquilo para as famílias que aproveitavam o local.

Maria Eliane Rocha descansava na mesa de uma das barracas, enquanto o marido e a filha de 9 anos tomavam banho na lagoa. Ela destaca que a família vai de vez em quando ao local, principalmente em busca da tranquilidade. Eliane conta que a filha curte o banho e as opções de lazer, como caiaque.

Para todas as idades

Margeada por muitas casas, a Lagoa do Banana já não oferece muitas opções de barracas, mas a estrutura oferecida pelos estabelecimentos agrada aos frequentadores. Cadeiras, espreguiçadeiras e redes na beira da lagoa garantem um descanso para enfrentar a semana que começa.

Para a família do funcionário público Valdemar do Nascimento, a primeira visita à Lagoa do Banana era só diversão. Enquanto as crianças brincavam no pula-pula da barracas, os adultos aproveitavam a água e a sombra. 

Para Valdinê Cavalcante, que também estava no local com a família, a área é acolhedora e garante o lazer. Ela lembra, no entanto, que da última vez que foi ao local, a lagoa estava muito mais cheia do que o cenário encontrado na manhã de ontem.
ENTENDA A NOTÍCIA

Local de lazer, a Lagoa do Banana, em Caucaia, sofre com o nível baixo das águas causado pelo pouco volume de chuva deste ano. Mesmo assim, muitas famílias aproveitavam o domingo na tranquilidade do local.
Saiba mais
Seca prolongada
Em abril deste ano, O POVO visitou a Lagoa do Banana e seca já afetava o movimento do local. 
Aos domingos, naquele mês, a calmaria incomodava quem tinha negócios na região. 
Na época, a redução da quantidade de água chegava a 60%, segundo o Instituto do Meio Ambiente Municipal de Caucaia (Imap). A Lagoa do Tabapuá, também em Caucaia, apresentava redução de 35% em abril.
Além de afetar o turismo, a poluição da lagoa pode aumentar com o volume menor.
 
o povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário