quarta-feira, 30 de setembro de 2015

José Airton transfere título para Caucaia e anuncia pré-candidatura

O deputado federal José Airton Cirilo (PT) transferiu nesta terça-feira, 29, seu domicílio eleitoral de Aracati para Caucaia e anunciou sua pré-candidatura a prefeito do município.

O deputado federal, e coordenador da bancada cearense na Câmara, vem em conversas sobre sua candidatura ao município já há alguns meses. Caucaia é uma das cidades com o maior número de pré-candidatos. Além do petista, também devem concorrer Lia Gomes (PDT), Zé Gerardo (PMDB) e Naumi Amorim (PSL), que, segundo apurado pelo O POVO, está em conversas para se filiar ao PSB.

Danilo Forte, que era cotado para competir pelos socialistas, afirmou na semana passada, em um encontro com prefeitos, que não tem intenção de ir para o Executivo tão cedo. Ele foi escalado pelo partido para focar forças na candidatura de Heitor Férrer - de saída do PDT - em Fortaleza.

CANDIDATO A GOVERNADOR

José Airto Cirilo nasceu em 1957, em Icapuí, à época, distrito de Aracati, onde foi vereador. Após a emancipação do distrito, ele foi seu primeiro prefeito, conseguindo o segundo mandato. Foi ainda vereador por Fortaleza.
Tentou duas vezes se eleger governador. Na primeira, tendo Heitor Férrer como vice, ficou em terceiro lugar, quase 14% dos votos válidos. Em 2002, entretanto, teve seu melhor desempenho. Contando com a ajuda do então socialista Wellington Landim - morto este ano -, que dividiu os votos de Lúcio Alcântara (então no PSDB), o petista foi ao segundo turno com o tucano. Pela primeira vez na história do Estado, uma disputa para governador não foi decidida em primeira votação. José Airton acabou derrotado por Lúcio por apenas 0,08% dos votos válidos.

Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário