terça-feira, 1 de setembro de 2015

O Prazer de Ouvir e Contar Histórias

A revista INCLUIR de circulação nacional, publicou na sua edição de número 34 (abril/maio) deste ano, o Trabalho realizado pela professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Rita de Cássia, região Jurema, Catarina Andrade. 
 
A professora do AEE desenvolveu em 2013 um projeto de letramento para alunos com deficiência intelectual. 
 
O intuito do projeto foi despertar no aluno o gosto pela leitura, contação de histórias, prática de escrita através da arte, podendo com isso compartilhar suas emoções e vivências. Foram utilizados diversos materiais como colorau, canela, café, beterraba, folhas de boldo pintadas.
 
A professora Catarina contou uma história de sua autoria para os alunos, em seguida discutiram com a professora sobre o que haviam entendido, a partir daí cada um produziu seu próprio livro.
 
O trabalho produzido pelos alunos resultaria na elaboração de uma coletânea de atividades, que foi entregue aos alunos na presença dos pais e professores em um momento específico para a culminância do projeto.
 
Segundo Catarina, foi possível observar que os alunos com limitações de comunicação e de cognição conseguiram transformar a arte em uma forma para expressar seus sentimentos.
 
Catarina ainda salientou: “Foi muito gratificante ver a alegria dos alunos e de seus pais ao receberem em mãos, os álbuns confeccionados por seus filhos.”
 
 
 
 
 http://www.caucaia.ce.gov.br/
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário