quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Porto do Pecém - Representantes da Seinfra e Cearáportos firmam termo de cooperação com o Porto de Rotterdam


RrotterdanO Porto do Pecém, localizado em São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Fortaleza, passará a contar com a assessoria de dirigentes do Porto de Rotterdam, na Holanda, considerado o maior Porto da Europa e um dos mais importantes do mundo - o Hub Port da Europa. A parceria foi firmada durante visita realizada nesta terça (1) e quarta-feira (2) pelo secretário da Infraestrutura do Estado, André Facó e pelo diretor-presidente da Cearaportos, Danilo Serpa ao terminal europeu. "A discussão do apoio do Porto de Rotterdam - PoRInt no desenvolvimento do planejamento da Cearáportos é fundamental neste momento", ressalta o secretário. O acordo deverá ser oficializado com o Governador do Estado, Camilo Santana, no próximo dia 24 de setembro, em Fortaleza. Em primeira instância, a assessoria será focada na área de atendimento às atuais e futuras demandas. O diretor internacional do PoRInt , Roger Clasquin, é quem representará o porto holandês durante a assinatura do termo.

Rrotter3A visita à Rotterdam acontece em um momento estratégico, uma vez que o Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT) do Porto do Pecém passa pela sua segunda etapa de expansão. De acordo com o diretor presidente da Cearáportos Danilo Serpa, "compartilhar experiências e informações com grandes portos como o de Rotterdam é muito importante para o momento de desenvolvimento e expansão que o Porto do Pécem está vivendo". A expansão do terminal irá quintuplicar a capacidade de movimentação de cargas e coloca o Pecém em posição de destaque no cenário internacional. Por estar em uma localização estratégica e oferecer a infraestrutura adequada (profundidade, berços, equipamentos e área), o porto cearense desponta como um forte candidato a receber um Hub de cargas a nível nacional, principalmente depois da ampliação do Canal do Panamá e da construção do Canal da Nicarágua.

A comitiva cearense, composta ainda pelo diretor de desenvolvimento de projetos da Cearáportos, Luiz Hernani Júnior, conheceu a estrutura do Porto de Rotterdam. Eles foram recepcionados pelo Diretor do Porto Internacional de Rotterdam, Roger Clasquin, e pelo Analista de Negócios do Porto, Carlos Zepeda. O grupo participou de reuniões e fez um tour de barco com visão aquaviária do Porto. Além disso, eles percorreram os 42 quilômetros do Porto de Rotterdam, visitando a EMO, empresa responsável pela descarga e transporte de minério de ferro e carvão; assistiram a uma operação de descarregamento de conteineirs de dois terminais automatizados e também a operação de transferência entre navios de óleos. O terminal de tancagem do Porto, que abriga mais de 28 tanques em 40 hectares e tem capacidade de 1,2 milhão de metros cúbicos, também foi visitado. “ Comparativamente, para atender a tancagem no Ceará nos próximos 20 anos,
serão necessários cerca de 230 mil m3”, ressalta o secretário André Facó. Ainda segundo ele, “ a visita tem dois grandes objetivos: a discussão do apoio do Porto de Rotterdam à Cearáportos no desenvolvimento do planejamento da empresa, bem como o detalhamento das operações do grande Porto”.

Obras da segunda expansão do Pecém seguem dentro do cronograma
As obras incluem a pavimentação e ampliação do quebra- mar, que deve ficar pronto até o final deste ano e uma nova ponte de acesso ao quebra-mar, que vai permitir o trânsito de caminhões para movimentação de placas, além da instalação de transportadores de correia para possibilitar a operação nos futuros terminais de granéis sólidos. Também estão sendo construídos mais três berços de atracação de navios cargueiros ou porta-contêineres. Estes últimos equipamentos serão voltados para operação com carga geral e produtos da Companhia Siderúrgica do Pecém - CSP, já em fase de implantação. A previsão é que, ainda este mês, um dos berços (berço 7) esteja concluído. Os outros dois devem ser finalizados em dezembro de 2015 (berço 8) e maio de 2016 (berço 9).

Saiba mais sobre o Porto de Rotterdam
Rrotter4O Porto de Rotterdam é o maior porto marítimo da Europa e atua como Hub Port. Ele está localizado na cidade de Rotterdam, na Holanda do Sul, nos Países Baixos. De 1962 até 2002, foi o porto mais ativo do mundo. Atualmente, foi ultrapassado por portos asiáticos, como os de Singapura e de Xangai, mas continua tendo vital importância para o transporte marítimo e para as operações de comércio exterior. Sua importância, tanto atual quanto histórica, fazem dele uma atração à parte na área logística.

Abrangendo 105 quilômetros quadrados, o porto de Rotterdam estende-se por uma distância de cerca de quarenta quilômetros (25 milhas), funcionando como um importante ponto de trânsito para o transporte de granéis e de outras mercadorias entre o continente europeu e de outras partes do mundo.


02.09.2015


Marco da Escóssia - CE01475JP
Assessor de Comunicação da SEINFRA
Tel.: (85) 98898-4318 ou (85) 3216-3764
Twitter: @seinfrace
Facebook: www.facebook.com/SeinfraCE

Sabrina Lima
Gestor de Células/Secretarias

Coordenadoria de ImprenGoverno do Estado do Ceará
Casa Civil / (85) 3466-4898

Nenhum comentário:

Postar um comentário