quinta-feira, 24 de maio de 2018

Mutirão itinerante do Cadastro Único leva atendimento a 20 comunidades

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), através do núcleo do sistema de Cadastro Único de Caucaia, está realizando mutirões de atendimento nos nove Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e comunidades. O serviço está sendo ofertado de forma itinerante em 20 comunidades, visando o atendimento principalmente às integrantes dos grupos prioritários – Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos (GPTE).
A caravana do mutirão já passou por comunidades indígenas, ciganas, rurais e quilombolas. Conforme a coordenadora do Cadastro Único em Caucaia, Célia Viana, o sistema de mutirões foi iniciado no mês de março e segue até o mês de julho nas comunidades. Durante o período eleitoral, ficará restrito somente à Central e nos CRAS. “Recebemos solicitações de demandas das comunidades, por isso a importância do deslocamento até o local. Geralmente as pessoas não se identificam pertencentes a determinadas etnias, quando atendidas nos Cras”, destaca.
O intuito da descentralização do atendimento é também oferecer um serviço mais próximo dos usuários, evitando grandes deslocamentos das pessoas. Diariamente o Cras da Sede atende 150 pessoas para inserção e atualização. Em média são 3 mil atendimentos mensais, incluindo atualização, inserções, declarações e sistema de benefícios, somente na Central. Caucaia possui 53 mil famílias cadastradas no sistema.
Um dos programas mais procurados é o Bolsa Família, e a concessão do benefício  obedece a cinco critérios. “Após o Cadastro, as famílias de baixa renda têm acesso a cerca de 30 programas sociais do Governo Federal”, explica a coordenadora Célia Viana.
Todo ano os beneficiários devem comparecer para fazer a atualização do seu cadastro pelo menos a cada 2 anos. Moradora do bairro Grilo há 21 anos, Rejane Maria da Silva, chegou cedo no Cras Sede e ficou surpresa com o atendimento organizado. “Procurei os serviços para atualizar as informações. Está bem organizado e com boa agilidade na hora do acolhimento”, frisa.
Para fazer o agendamento na Central do Cadastro Único,  a triagem é de 7 horas às 11 horas de segunda à quinta. Já o atendimento é realizado de segunda a quinta, das 7 horas às 15 horas, e na sexta-feira das 7 horas às 11 horas.
ONDE FAZER A INSCRIÇÃO
CRAS JUREMA
Rua Matheus Lemos, nº 1.401, Marechal Rondon
CRAS ARATURI
Rua Central, s/n, Araturi
CRAS CAIC
Rua Coronel Pinho, s/n, Capuan
CRAS CAPUAN
Rua Coronel Pinho, s/n, Capuan
CRAS GRILO
Rua Júlia de Oliveira, nº 1.862, Grilo
CRAS GUADALAJARA
Rua Acapulco, nº 706, Guadalajara
CRAS LITORAL
Rua Ivan Bezerra, s/n, Camurupim
CRAS METRÓPOLE
Rua 127, nº 188, Conjunto Nova Metrópole
CRAS PARQUE DAS NAÇÕES
Rua 9, nº 130, Conjunto São Miguel
CRAS SEDE
Rua José de Pontes, s/n, Açude

Nenhum comentário:

Postar um comentário