segunda-feira, 28 de maio de 2018

Território Empreendedor realiza capacitação para produtores rurais

Um grupo de agricultores e produtores rurais de Caucaia participou, na manhã de sexta-feira (18/5), da capacitação “Vender para o Governo no campo”, ministrado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-CE), em parceria com a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). A iniciativa, que aconteceu na escola Luisa Paulino do Nascimento, faz parte do programa Território Empreendedor, que integra a plataforma de Responsabilidade Social da siderúrgica para fomentar e estimular o empreendedorismo em comunidades onda a empresa está inserida.

Com o objetivo de apresentar para o produtor rural oportunidades para seus negócios, a palestra incluiu informações sobre o processo de comercialização dos produtos da agricultura familiar para órgãos públicos. Abordou questões importantes para a decisão de compra, como qualidade e variedade dos produtos; os benefícios do cooperativismo, além dos principais programas e iniciativas de compras governamentais em que os produtores podem oferecer seus produtos.

Como parte da capacitação oferecida pelo Território Empreendedor haverá, ainda, mais dois momentos com este grupo: oficina “Gerenciar no Campo”, nos dias 23 e 24 de maio; e consultoria individual na propriedade de cada participante. Os grupos para esses dois eventos já estão fechados.

Daniel Pereira, 51, da comunidade de Angicos (Caucaia), produz milho, feijão, mandioca, jerimum, melancia, entre outros produtos, e tem um projeto em andamento de plantação de cana-de-açúcar, para fornecer para engenhocas. Para ele, os conhecimentos adquiridos na palestra já o ajudarão a colocar o projeto para frente.

“É muito importante para nós ter esses conhecimentos e compartilhar também dos problemas que enfrentamos nos assentamentos. E um dos maiores desafios que temos é justamente o tema da palestra – como vender”, explica.

José Xavier, 64, da comunidade Matões (Caucaia), engenheiro agrônomo, está à frente de um projeto para produzir camarões e peixes. “Esse processo interativo entre produtor rural, comunidade rural produtora e um equipamento grande como a CSP pode causar um desenvolvimento local integrado e sustentável. Os produtores precisam se alinhar e se qualificar mais. Com esse trabalho da CSP, do Sebrae e dessa liderança, há possibilidade de tirar muitos frutos", afirma.

Sobre o Território Empreendedor
O Programa Território Empreendedor, realizado pela Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE), tem o objetivo de fomentar e incentivar o empreendedorismo em São Gonçalo do Amarante, Caucaia e comunidades vizinhas.

Após os bons resultados desde o início do programa em 2015, o Território Empreendedor foi remodelado em sua terceira fase para impactar positivamente um público-alvo mais amplo. No total, cerca de mil empreendedores já participaram do Programa. Agora, serão beneficiados empreendedores formais e informais, potenciais empreendedores, empreendedores rurais e alunos das escolas públicas da região.  O investimento total nos dois ciclos anteriores da parceria CSP/ Sebrae é de aproximadamente R$ 1,2 milhão – montante voltado para incentivo, formação e orientação de empreendedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário