terça-feira, 16 de junho de 2020

Campanha conscientiza sobre combate a violência contra o idoso

A Prefeitura de Caucaia iniciou nesta segunda-feira (15), Dia Mundial de Conscientização no Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, uma campanha virtual em parceira com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) e o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Caucaia (COMID).
A ação visa conscientizar a população sobre os direitos da pessoa idosa e principalmente motivar denúncias em casos de violação destes direitos, como ter acesso à saúde, à cultura, ao esporte, ao lazer, à cidadania, à dignidade, entre outros direitos, segundo o Estatuto do Idoso. 
Idosos atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Caucaia gravaram vídeos que foram postados nas mídias sociais. “Devido este período de pandemia, o que impediu que realizássemos a Campanha dentro dos Centros, fizemos uma ação virtual e alguns idosos puderam ser protagonistas deste momento contando suas histórias. Divulgamos massivamente nos perfis dos Cras e também tivemos apoio de diversos servidores”, conta a titular da SDS, Ana Cristina.
Com a forte divulgação no meio digital, o objetivo foi sensibilizar a população para denunciar casos de violência. “A violência contra a pessoa idosa ainda é muito escondida. As pessoas tem medo de denunciar. Até porque, quem provoca essa violação são pessoas da família. Na grande maioria acontece dentro de casa. As pessoas ainda têm muito receio de fazer a denúncia”, conta a presidente do COMID, Rosário Lima.
Segundo ela, a Campanha pretende “visualizar os idosos com mais respeito e gratidão. O idoso precisa desse respeito e ele é garantido em Caucaia”, enfatiza. Há uma rede de canais de denúncias que são disponibilizados em Caucaia, envolvendo os Creas, COMID, Ministério Público, Ouvidoria Municipal e o Disque 100. 
Cada caso é avaliado e um órgão assume a solução e o acompanhamento. Os profissionais do Creas, por exemplo, são os responsáveis por fazer acompanhamento direto na casa do idoso.
Ainda segundo Rosário, o número de denúncias aumentou durante esta pandemia. “Recebemos no Conselho denúncias de familiares que deixaram idosos nas UPAS e nos Postos de Saúde para atendimento médico e não retornaram para buscá-los. Conseguimos solucionar três casos semelhantes neste período. Lamentamos a situação, mas ainda acontece”, finaliza.

Canais de denúncia em Caucaia: 
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas):
Sede. Rua vereador Paulo Gomes da Silva, n 177, Parque Soledade. 
Telefone: (85) 3342.2814 ou creassede@sas.caucaia.ce.gov.br
Jurema. Rua Jurupari, n 668, Guadalajara. 
Telefone: (85) 3238.9878 ou creasjurema@sas.caucaia.ce.gov.br
Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Caucaia (COMID)
Rua José Pontes, s/n, Centro. 
Telefone: (85) 3342.8150 ou conselhosocial@sas.caucaia.ce.gov.br
Ouvidoria Municipal pelo link faleconosco.portalpmc.com.br
Ministério Público (85) 98563. 4543 ou pelo ouvidoria@mpce.mp.br
Disque Direitos Humanos Fone: 100
Assessoria de Comunicação
(85) 3342.4410
ascom@caucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário