sexta-feira, 12 de junho de 2020

Caucaia realiza campanha online no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

A Prefeitura de Caucaia iniciou nesta sexta-feira (12) uma campanha digital em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Devido a pandemia causada pelo novo coronavírus, o que impossibilitou a realização das tradicionais campanhas em forma de blitz nas ruas da cidade, as ações deste ano de conscientização contra o trabalho infantil tomaram novos modelos.
Intitulada “Covid-19: Agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil”, a campanha é uma parceria com o Programa de Erradicação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SME) e o Programa de Ações Estratégicas de Combate ao Trabalho Infantil (AETETI), realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS).
“Em razão do isolamento social, esse ano não será possível realizarmos as blitz de conscientização, tampouco poderemos mediar as esclarecedoras rodas de conversas que realizamos com frequência. Contudo, devemos unir esforços para que nossos estudantes e comunidade escolar obtenham as informações necessárias para a prevenção e combate a exploração do trabalho infantil”, comenta a titular da SDS, Ana Cristina.
Além de cumprir uma extensa grade de entrevistas na imprensa local para debater o assunto, as secretarias idealizaram postagem massiva nas mídias sociais oficiais dos órgãos municipais, incluindo nos perfis dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centros de Referência da Assistência Social (Cras). 
Os servidores municipais também formam a corrente de conscientização nesta campanha e publicaram os cartazes em seus perfis pessoais. Os jovens dos Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (Nucas) também entram na ação e realizam “lives” para debater o tema.
O combate ao trabalho infantil em Caucaia
“O trabalho infantil é combatido em Caucaia de forma intersetorial. Fazemos pesquisas e debatemos o assunto dentro de sala de aula, incluindo reuniões com os pais e professores”, comenta a titular da secretaria de educação, Camila Bezerra. 
Professores da rede municipal de ensino de Caucaia são capacitados para observar a criança dentro de sala de aula se ela apresenta comportamentos de que esteja realizando algum tipo de trabalho. Muitas situações de trabalho infantil são identificadas em famílias que estão em situação de vulnerabilidade social, principalmente econômica. 
Segundo a supervisora da Proteção Social Especial de Caucaia, ligada a SDS, Izabel Abreu, após identificação da situação de trabalho infantil, o caso é encaminhado para a SDS que realiza a abordagem social da família. “Após identificarmos a família, convidamos para acompanhamento social por algum Creas e Cras, dependendo do caso. Nosso trabalho é orientar a família mostrando que há alternativas para aquela criança ao invés do trabalho infantil”, diz Izabel. 
Ela conta que o trabalho também foca as questões culturais, onde muitos pais de famílias acreditam que é preferível uma criança trabalhar ao entrar no mundo do crime. “Informamos os programas sociais que temos para dar suporte à família e a criança. Não queremos condenar a família, mas queremos ajudar”, finaliza.
Assessoria de Comunicação
(85) 3342.4410
ascom@caucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário