segunda-feira, 22 de junho de 2020

Caucaia cria mecanismo de participação de adolescentes na elaboração e controle social de políticas públicas

O I Fórum Comunitário do Selo Unicef, realizado pela Prefeitura de Caucaia no mês de agosto de 2018, permitiu o debate e projeção de discussões de temas vivenciados cotidianamente por crianças e adolescentes, principalmente aqueles pertencentes aos grupos mais vulneráveis.
A criação do Fórum também foi considerado pela Prefeitura como uma das mais importantes atividades realizadas para certificação do município ao Selo Unicef, que foram descritas em Relatório Transparência Pública que será enviado à Unicef. 
O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Caucaia busca reconhecimento internacional como cidade que reduz desigualdades e garante direitos de crianças e adolescentes.
“Identificamos a capacidade dos adolescentes de debater junto com o poder público, temas como assistência social, saúde, educação, cultura, esporte e trabalho, criando assim, um mecanismo de escuta e participação da sociedade”, conta a articuladora do Selo Unicef em Caucaia, Telma Diógenes. 
Durante o Fórum, os adolescentes participaram ativamente das discussões, contribuindo com o conhecimento da realidade vivenciada no seu cotidiano e com suas percepções de mundo. Demonstraram identidade com os temas trabalhados e aprofundaram no debate suas temáticas atuais, enriquecendo a discussão sobre os temas abordados.
“Com as percepções demonstradas por esses adolescentes foi possível construir propostas voltadas às demandas reais desse público. Os resultados são eficazes quando construídos por diversos segmentos e com a participação de toda a sociedade legitimando a intersetorialidade e a participação social”, ressalta Telma.
Outros assuntos foram abordados pelos adolescentes dos Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) que participaram do Fórum, como saúde mental, automutilação, suicídio, uso de álcool e drogas, prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), evasão escolar, inclusão da pessoa com deficiência, respeito às diversidades sexuais, étnico-raciais e religiosas, participação política, violência doméstica e urbana.
“O primeiro Fórum de Caucaia foi um espaço onde deixamos um legado na efetivação dos resultados nos trabalhos realizados com os adolescentes. São estas ações que elaboramos e desenvolvemos que nos garantem grande visibilidade na busca do Selo Unicef para Caucaia. A Prefeitura de Caucaia vem desenvolvendo ações que garantem o desenvolvimento destes fatores. Temos a certeza que estamos no caminho certo para a certificação do Selo”, finaliza Telma.
Assessoria de Comunicação
(85) 3342.4410
ascom@caucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário