terça-feira, 30 de junho de 2020

Prefeitura lança o Projeto Flor de Mandacaru que foca a saúde mental dos profissionais da saúde

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lançou o Projeto Flor de Mandacaru, que garante assistência em saúde mental aos trabalhadores da saúde que atuam no município. Os atendimentos acontecem remotamente e são gerenciados pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), por uma equipe composta de psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais e enfermeiros. 
“Esta é uma estratégica de assistência bem pensada e digna de nota máxima. Pois, tem como objetivo garantir as ações e serviços de saúde sem prejuízo para os usuários do sistema, uma vez que registramos poucos afastamentos dos profissionais de saúde dos seus postos de trabalho ocasionado por doenças psíquicas”, comentou o titular da saúde, Moacir Soares. 
A ideia do Projeto é oferecer um cuidado mais intensivo e próximo à saúde mental dos profissionais de saúde por meio de atendimento on-line que podem durar até três meses. “O Projeto ganhou fôlego durante esta pandemia, onde poucos profissionais adoeceram e chegaram a ser afastados dos seus postos de trabalho”, comentou a coordenadora do Caps AD, Sarah Lima Verde.
Ela conta que o “Flor de Mandacaru” pretende atender todos os profissionais que atuam na rede municipal de saúde de Caucaia, entre maqueiros, porteiros, médicos, enfermeiros, cozinheiros, etc. “Pretendemos expandir para outros profissionais, como os professores”, ressalta. 
O profissional da saúde deve enviar um e-mail para flordemandacarucaucaia@gmail.com solicitando atendimento. “Realizamos uma triagem e o agendamento para o atendimento on-line”, conta Sarah. “A Flor de Mandacaru é um símbolo de resistência do nordeste brasileiro. Representa a força e resiliência do nosso povo. Em meio da toda escassez do sertão, ainda consegue brotar lindas flores”, explica sobre o nome do Projeto. 
O projeto Flor de Mandacaru vem a somar com o Projeto Cuidando de Quem Cuida, também realizado pela SMS que oferece apoio psicológico aos profissionais da saúde que atuam no município e estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus.
"Sem cuidarmos destes profissionais, não há como cuidar da população. Estamos vivendo em um cenário de luta. Precisamos zelar pela vida e olhar para a saúde mental destes profissionais", finalizou Moacir Soares.
Assessoria de Comunicação
(85) 3342.4410
ascom@caucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário