sexta-feira, 20 de novembro de 2020

HRN abre ambulatório de hematologia

 

O Hospital Regional Norte, unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) passa a contar com o Ambulatório de Hematologia. O serviço é destinado a pacientes com doenças hematológicas, que comprometem a produção dos componentes de sangue, como hemácias, leucócitos e plaquetas.

O ambulatório recebe pacientes adultos e pediátricos que precisam de um acompanhamento na área de Hematologia e são encaminhados pela Central de Regulação. “O serviço surgiu da necessidade de uma demanda maior que ocorreu no sistema. Temos uma demanda reprimida e o HRN, querendo melhorar o atendimento à população, passou a disponibilizar outras especialidades no ambulatório, entre as quais a Hematologia”, afirma a médica hematologista, Alaíde Maria Rodrigues Pinheiro.

Alaíde ressalta ainda que existe um desconhecimento da população acerca das doenças hematológicas. “Como é uma área específica, há peculiaridades que só o especialista pode esclarecer”, avalia. Francisca Fernandes da Silva, 71, é uma das pacientes acompanhadas pela equipe do HRN.

Moradora de Camocim, a 100 km de Sobral, a aposentada descobriu que possuía plaquetas baixas, o que prejudica a coagulação do sangue, e púrpura, doença que causa manchas roxas ou avermelhadas indicativas de sangramentos na pele. “A médica está aprovada. Trata a gente muito bem e o melhor remédio é ser atendido com carinho. A gente já começa até a se sentir melhor”, disse sorridente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário