terça-feira, 24 de novembro de 2020

Companhia Siderúrgica do Pecém abre seleção para 80 vagas no Programa Aprendiz CSP e Aprendiz Pessoa com Deficiência (PCD) para 2021

 


363 moradores de São Gonçalo do Amarante, Caucaia e municípios próximos já participaram do programa. Inscrições no site da CSP  

A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) abriu inscrições para a seleção de 80 vagas para o seu Programa Aprendiz e Aprendiz Pessoa com Deficiência (PDC), que tem o objetivo de desenvolver jovens profissionais para oportunidades futuras na siderúrgica ou em outras empresas no mercado de trabalho. Serão 40 vagas preenchidas em fevereiro e 40 vagas em abril. As inscrições ficam abertas até 2 de dezembro de 2020 e podem ser feitas somente por meio do site da CSP, no menu “Trabalhe Conosco”: http://www.cspecem.com/trabalhe-conosco/. Tanto o processo seletivo quanto o curso de Operador Siderúrgico serão feitos em conjunto para Aprendizes e Aprendizes PCDs.  

A prioridade para os Aprendizes é residir em municípios próximos à CSP, como São Gonçalo do Amarante e Caucaia. Para o Aprendiz PCD, é válido também para Fortaleza. Os currículos obtidos a partir dessa inscrição também serão utilizados para selecionar as próximas turmas de aprendizes no decorrer do ano de 2021. O programa conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (Senai-CE), responsável pela capacitação dos jovens aprendizes em parceria com a siderúrgica.  

Visão de futuro  

Participante da turma do curso de Assistente Administrativo, a Angele Braga também é Aprendiz PCD e trabalha no Centro de Saúde Ocupacional (CSO) da CSP. Ela mora em São Gonçalo do Amarante e conta que já sonha com as próximas conquistas: “Eu já vinha de outro emprego e queria muito acrescentar mais conhecimentos que pudessem agregar ao meu futuro. Encontrei aqui pessoas que nos acolhem de verdade e nos dão espaço para uma participação ativa na equipe. A minha expectativa é a de ficar na empresa, porque aqui temos muitas oportunidades e benefícios”.  

Aprendiz contratado  

O Paulino Barroso conhece bem essa expectativa e é um exemplo para os recém-ingressos. Ele mora em Caucaia, chegou na siderúrgica em 2017, por meio do programa Jovem Aprendiz e foi contratado este ano como técnico mantenedor para a equipe de Manutenção e Distribuição de Energia da CSP. “O programa de aprendizagem proporciona uma experiência que o jovem não vai conseguir em outra empresa assim tão facilmente. É uma oportunidade excelente pra quem está buscando uma carreira profissional”, recomendou.

Oportunidade para desenvolvimento  

A Simone Patricio é integrante do Programa Aprendiz PCD, exercendo funções na área de Recursos Humanos. Ela, que reside em Paracuru, define a experiência como uma oportunidade de desenvolvimento.   

“Pra mim, está sendo muito enriquecedor estar aqui. Nossos gestores estão sempre presentes e estou aprendendo muita coisa. Conseguir estar em uma empresa desse porte, que é referência mundialmente, perto da minha casa, e que dá o transporte pra gente ir e voltar todos os dias, é muito gratificante. As pessoas da minha cidade também veem esse programa como uma oportunidade a mais para quem é das regiões próximas”, compartilhou.  

Números do Programa Jovem Aprendiz CSP 

363 jovens já participaram do programa, dos quais:
191 de São Gonçalo do Amarante;
117 de Caucaia;
39 de Paracuru;
12 de Fortaleza;
2 de Maracanaú;
1 de Paraipaba;
1 Croatá. 

Resultados:
307 aprendizes formados;
49 aprendizes em formação;
189 aprendizes contratados (61,6%).
  

Serviço
Programa Aprendiz e Aprendiz Pessoa com Deficiência (PCD) da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP)
 

Etapas do processo seletivo:
Inscrições: 20/11 a 2/12 

Triagem dos currículos, convocação, dinâmica de grupo, avaliação médica PCD e testes psicológicos: dezembro 

Entrevista com gestor, exame médico, comunicação dos aprovados (18/1) e entrega de documento/matrícula: janeiro de 2021 

Admissão 1: fevereiro de 2021 

Admissão 2: abril de 2021 

  

Requisitos  

Para Aprendiz:  de 18 a 23 anos; ter concluído Ensino Médio ou Técnico completo; Residir em municípios próximo à CSP. 

Para Aprendiz PCD: a partir de 18 anos; ter concluído Ensino Médio completo. 

  

Salários e benefícios:
Salário compatível com a Lei da Aprendizagem;
Transporte;
Refeição na empresa;
Vale alimentação;
Plano de Saúde e Odontológico;
Seguro de Vida . 

Formação teórica e prática:
Operador de processo siderúrgico;
Carga horária: conforme prevista na Lei de Aprendizagem;
Local: dependências da CSP. 

Inscrições e dúvidas:
Site da CSP, no menu “trabalhe conosco”: http://www.cspecem.com/pt-br/trabalhe-conosco/

Nenhum comentário:

Postar um comentário