quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Ibope Caucaia: Naumi Amorim, 45%, Vitor Valim, 22%; Emília Pessoa, 10%

 


A quatro dias da eleição municipal, pesquisa Ibope, contratada pelo Diário do Nordeste, aponta o prefeito de Caucaia, Naumi Amorim (PSD), que concorre à reeleição, liderando a corrida eleitoral no Município.

No levantamento estimulado, que é quando os nomes dos candidatos são apresentados ao entrevistado, o gestor aparece com 45% das intenções de voto, seguido de Vitor Valim (Pros), com 22%, e Emília Pessoa (PSDB), com 10%. Projeções do instituto, considerando apenas os votos válidos - quando são excluídos os votos brancos e nulos -, os números apontam que Naumi pode ser reeleito ainda no primeiro turno, considerando a margem de erro que é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

 Ainda na estimulada, Elmano de Freitas (PT) aparece com 4%; Rodrigo Santaella (Psol), com 2%; Sebastião Conrado (PMB), com 2%; João Ary (PMN), com 1%; e Paulo Sérgio Cordeiro (PCdoB), com 1%. Brancos e nulos somaram 7%, enquanto os eleitores que disseram não saber ou deixaram de responder chegaram a 7%.

 

A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 11 de novembro, com 602 eleitores. O nível de confiança é de 95%, ou seja, há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará sob o número CE-06192/2020.

Considerando os votos válidos, Naumi atinge 52% da preferência do eleitorado. De acordo com a legislação eleitoral, para que um candidato seja eleito ainda no primeiro turno é preciso que ele tenha 50% dos votos válidos mais um. Considerando a margem de erro, o prefeito pode estar com índices variando entre 48% e 56% das intenções de voto.

Caso haja segundo turno na cidade, o favorito para disputar as urnas no dia 29 de novembro contra o atual gestor é o deputado federal Vitor Valim (Pros).

Segundo o levantamento do instituto, ele tem 25% das intenções de votos válidos. Emília Pessoa vem logo atrás, com 12%. No andar de baixo, seguem Elmano de Freitas (5%), Rodrigo Santaella (2%), Sebastião Conrado (2%), João Ary (1%) e Paulo Sérgio Cordeiro, com (1%).

 

Caucaia é a única cidade cearense, além de Fortaleza, que pode vir a ter segundo turno, em razão da quantidade de eleitores. Conforme as normas eleitorais, o município pode ter segundo turno caso tenha 200 mil eleitores ou mais. Atualmente, Caucaia tem 222.128 votantes.

O Ibope também realizou simulações de segundo turno com os entrevistados, perguntando em quem eles votariam em uma eventual nova disputa. Quando são colocados Naumi Amorim e Vitor Valim, lado a lado, o atual prefeito tem 54% das intenções de voto, Já o opositor chega a 30%. Em um duelo entre Naumi e Emília Pessoa, a tucana atinge 29%, frente 55% do candidato à reeleição.

A pesquisa aponta que Naumi tem a preferência de 51% dos homens em comparação com as menções feitas por mulheres (40%). Emília, por sua vez, se destaca entre os eleitores de outras religiões (que não são católicos ou evangélicos) - com 17%. É neste segmento, inclusive, que Valim tem a menor proporção das intenções de votos (17%).

diario do nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário