sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Ceará confirma mais três casos de gripe suína; existe um caso suspeito em Fortaleza

Mais três casos de gripe suína foram confirmados nesta sexta-feira (9), em boletim emitido pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). No total já são 22 casos em um período de 14 dias - todos concentrados na região do Sertão Central. Também há casos suspeitos, sob investigação, na Grande Fortaleza.

De acordo com a Sesa, são 18 registros em Pedra Branca, dois em Quixadá e mais dois em Boa Viagem. Em nenhum outro município há casos confirmados.

Existem cinco casos que estão sob investigação aguardando resultado dos exames. Um dos casos é em Fortaleza. Os outros foram notificados em Pedra Branca, Várzea Alegre, Senador Pompeu e Maracanaú, na Grande Fortaleza.
Ao todo, desde o início do surto, foram notificados 819 casos suspeitos e 22 foram confirmados. Segundo o boletim da Sesa, todos os casos notificados como suspeitos tiveram alguma relação com o município de Pedra Branca. Outros vírus
De acordo com as 358 amostras analisadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/CE), existe a circulação de outros vírus respiratórios no Estado, além do vírus da influenza pandêmica (H1N1) 2009 e que todos os outros vírus (vírus Sincicial Respiratório, vírus da Influenza A sazonal e o vírus da Influenza B sazonal) causam a síndrome gripal.

Os pacientes com sintomas respiratórios - tosse, coriza, falta de ar - estão sendo tratados com o antiviral Tamiflu para evitar agravamento da doença.

Começo
O primeiro registro confirmado aconteceu em uma escola de ensino profissionalizante localizada em Pedra Branca, no dia 25 de novembro, após análise no Lacen. As primeiras notificações de casos suspeitos haviam acontecido em 18 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário