quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Obras na rodovia devem recomeçar este mês

Com apenas 3% de execução, as obras de duplicação do Anel Viário pararam em agosto de 2010. A responsabilidade dos trabalhos foi passada para o Governo do Estado, que promete concluir a rodovia no fim do ano que vem

 
O trânsito intenso de carros e caminhões faz com que José Rodrigues espere um longo tempo antes de seguir seu caminho. Com a bicicleta de lado, para não se arriscar ainda mais, ele atravessa a rotatória que marca o encontro da BR-020 e da BR-222. No meio do percurso, uma parte de um viaduto inacabado, que prometia melhorar o fluxo da área. “Mas deixaram desse jeito”, aponta para monumento, que, por enquanto, apenas faz sombra para a passagem.

Como O POVO publicou na última quinta-feira, na coluna Vertical, as obras de duplicação o Anel Viário serão retomadas a partir do dia 16 de janeiro. A rotina de José e dos motoristas que percorrem a estrada deve melhorar a partir de 2013, com a implantação de pontes, túneis e a melhoria da pavimentação. As obras foram iniciadas em março de 2010, mas estão paradas desde agosto de 2010.

Dos cerca de R$ 200 milhões previstos para a duplicação do Anel Viário, apenas 3% foram investidos. A quantidade de interferências necessárias no percurso, segundo José Abner de Oliveira Filho, superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Ceará, teriam impossibilitado a execução das obras.

Na extensão da rodovia, há tubulações da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), da Petrobras e da Companhia de Gás do Ceará (Cegás), além de postes da Companhia Energética do Ceará (Coelce). “A rodovia liga dois distritos industriais e passa por zonas urbanas, e a remoção de outras interferências dificultaram os trabalhos”, aponta Abner.

A obra foi subrrogada para o Governo do Estado, que irá gerir a verba e a execução dos trabalhos em parceria com o Governo Federal. O POVO percorreu os 32 quilômetros do Anel Viário que receberão as intervenções, e os problemas são vários: construções inacabadas, falta de sinalização e iluminação e, sobretudo, grande quantidade de buracos. “Mais de seis meses desse jeito”, reclama um motorista no caminhão.

Segundo Sérgio Azevedo, superintendente do Departamento Estadual de Rodovias (DER), sob a responsabilidade do Governo do Estado, as obras serão executadas com mais celeridade. “É uma obra de interesse pleno do Governo para dar mais fluidez às cargas e mais segurança aos usuários”. O viaduto do entroncamento da BR-222 e da BR-020 e a ponte sobre o rio Siqueira marcarão o reinício dos trabalhos.

Os 32 quilômetros do novo Anel Viário serão construídos com concreto. “É um pavimento de melhor qualidade e de vida útil de pelo menos 30 anos”, explica Sérgio. Além da duplicação, serão construídas três pontes, seis viadutos e ciclovia. Enquanto as obras não forem concluídas, a via existente será restaurada e mantida pelo Dnit.

 ENTENDA A NOTÍCIA
Serão feitas intervenções ao longo dos 32 quilômetros do Anel Viário, que cerca Fortaleza passando por Caucaia, Maracanaú e Eusébio. Importante via para o escoamento do Porto do Pecém e distritos industriais

Nenhum comentário:

Postar um comentário