segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Cadeia pública oferece tratamento pra dependentes químicos

A Cadeia Pública de Caucaia irá implantar ainda este mês, com o auxílio dos profissionais do CAPS-AD (Centro de Assistência Psicossocial de Dependentes de Álcool e Drogas) do Governo Municipal de Caucaia, um projeto de tratamento e recuperação para os detentos dependentes químicos. Trata-se de uma iniciativa inédita no Estado e com poucos exemplos espalhados pelo País.
  
Segundo o administrador da cadeia, Francisco Lino Mendes Coelho, muitos detentos já chegam à instituição com histórico de dependência e precisam de tratamento. “Eles chegam aqui muito dependentes e a ociosidade que vivenciam aqui é um agravante. Iniciamos o projeto com palestras informativas e já temos muitos interessados”, ressaltou o administrador. 
  
O que antes era feito sob o acompanhamento de instituições religiosas, através da cura espiritual, agora será feito sob o acompanhamento de especialistas do CAPS-AD, entre eles, assistente social, psicólogo, enfermeiros e médico psiquiatra. Haverá consultas individuais, aconselhamentos, abordagens motivacionais e medicação em momentos de crises de abstinência. Os medicamentos, receitados pelo médico psiquiatra, serão disponibilizados pelo CAPS-AD. “O mais importante é que os pacientes em tratamento terão um acompanhamento clínico progressivo, até a suspensão, redução do tratamento, ou cura total”, segundo Lino Coelho. 
A iniciativa da Cadeia Pública, que tem a parceria do Governo Municipal de Caucaia, conta ainda com o apoio do Conselho da Comunidade de Caucaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário