quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

ProUni: mais de 873.000 já se inscreveram

Programa de bolsas recebe inscrições até quinta-feira

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) registrou, até as 12h desta quarta-feira, a inscrição de 873.590 candidatos no processo seletivo do primeiro semestre de 2012. Como cada candidato pode optar por até duas carreiras, o número total de inscrições é de 1.671.397. O prazo se encerra nesta quinta-feira, e as inscrições devem ser feitas exclusivamente no site do ProUni.
São oferecidas 195.030 bolsas de estudo em 1.321 instituições privadas de ensino superior. Desse total, 98.728 são integrais e 96.302, parciais. A seleção de estudantes do ProUni será feita a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A primeira chamada será divulgada em 22 de janeiro. A partir do dia seguinte, e até 1º de fevereiro, o candidato pré-selecionado terá prazo para comparecer à instituição de ensino para apresentar a documentação e providenciar a matrícula. A segunda chamada está prevista para 7 de fevereiro, com matrículas no dia 15.

Ao fim das duas chamadas, os candidatos não selecionados e aqueles que foram pré-selecionados para cursos sem formação de turma podem manifestar interesse na lista de espera, que será usada pelas instituições participantes para a ocupação das bolsas disponíveis. O período para manifestação de interesse na lista vai de 22 a 24 de fevereiro.

Ao fim desse prazo, serão feitas duas convocações dos integrantes. A primeira, em 27 de fevereiro, com comprovação de documentos e matrícula entre os dias 28 e 2 de março. A segunda, em 9 de março, com prazo de 12 a 15 do mesmo mês.

Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (933 reais, a partir de 1º de janeiro). As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (1.866 reais, em janeiro) por pessoa. Além de ter feito o Enem 2011, obtendo no mínimo de 400 pontos na média das provas objetivas e nota superior a zero na redação, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, na condição de bolsista integral.

Professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício da profissão e integrem o quadro permanente da escola na qual atuam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário