sábado, 21 de janeiro de 2012

Funceme aposta em chuva dentro da média no CE

Após realizar a análise das condições atmosféricas e da temperatura dos oceanos Pacífico e Atlântico, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aposta em chuva dentro da média no Ceará neste ano. Em prognóstico da quadra chuvosa de 2012, divulgada ontem, o órgão afirma que há 40% de probabilidades de chuvas dentro da base histórica no Estado.

O pesquisador da Funceme Antônio Geraldo Ferreira, explicou que o fenômeno meteorológico La Niña faz com que as águas do Pacífico Equatorial apresentem-se mais frias do que o usual. A análise da temperatura feita pela fundação mostrou que o fenômeno será fraco neste ano. Por isso, existe a probabilidade maior de que as precipitações atinjam a média histórica de chuvas no Ceará.

"É importante continuar monitorando a temperatura do oceano, pois é isso que vai determinar as chuvas. Acreditamos que, em maio, a temperatura das águas vai voltar ao normal e o período chuvoso chegará ao fim", afirma o pesquisador.

Ele ressaltou que algumas áreas, como o litoral, terão uma média maior de precipitações. Enquanto isso, em outros locais, as chuvas serão menores do que a média histórica.

O estudo da Funceme também aponta que há 35% de chances das chuvas deste ano serem abaixo da média histórica e 25% de probabilidade de elas superarem esta base.

Sistema de nuvens

Ferreira destacou que, no último mês de dezembro, foram registradas poucas chuvas, a maioria concentrada na região sul do Estado. "Normalmente, as médias de precipitações no último mês do ano são baixas", frisa o pesquisador da Funceme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário