segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

História do Município de Caucaia

Professor Martinz de Aguiar
Nascido em Caucaia em 04/03/1893. Professor catedrático do Colégio Estadual do Ceará LICEU desde 1925; é considerado o maior dos filósofos cearenses. Publicou: “Repasse Crítico da Gramática Portuguesa”, “Notas e Lições de Português”, “Notas de Português de Felinto e Odorico” e “Cirandas Infantis”. Foi membro da Academia Cearense de Letras e Instituto do Ceará. Foi condecorado com o título de Doutor Honoris Causa em 1976 pela Universidade Federal do Ceará. Em homenagem a esta grande personalidade caucaiense, as dependências da Biblioteca Pública Municipal de Caucaia foram agraciadas com seu nome.
Faleceu em 30/08/1974. 
Joaquim Cunha Freire - Barão de Ibiapaba
 Nascido em Caucaia a 18/10/1827. Filho de Felisberto Correia da Cunha e Custódia Ribeiro da Cunha. Irmão de Severiano Ribeiro da Cunha – (Visconde de Cauípe).
 Dedicando-se a carreira comercial, pode acumular avultada fortuna, uma das maiores que conheceu o norte do país. Chefe conservador dos “Conservadores Ibiapabas”, denominados de “GRAÚDOS” e político de grande prestígio. Conseguiu ter entre as mãos por anos, os destinos da antiga Província do Ceará, a qual governou por várias vezes como Vice-presidente.
 Foi Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, da Junta Comercial do Estado, da Caixa Econômica Federal e do Monte Socorro da Província. Em 1874, foi agraciado com o título nobiliárquico de Barão de Ibiapaba.
 Faleceu a 12 de outubro de 1907, na Rua Conde de Bonfim, Bairro da Tijuca, na ex-Capital Federal, atual cidade do Rio de Janeiro – RJ.
 
Manuel Moreira da Rocha
Nasceu em Soure (atual Caucaia) em 26/09/1880. Médico de grandes méritos e político de maior evidência no Estado do Ceará. Foi o primeiro Deputado Federal que representou o nosso Município, na Câmara Federal em 1912. Filho de Pedro da Motta Rocha e Ana Moreira de Souza, teve seus primeiros estudos em Fortaleza-Ce e alguns anos depois foi para a Bahia, onde cursou a Faculdade de Medicina, tornado-se o primeiro médico sourense. 
Pedro Gomes da Rocha
Jornalista e Bacharel de Mérito, foi promotor fiscal do Tesouro da União e Deputado Estadual.
Fausto Dário Sales
Coronel da Guarda Municipal. Filho de José Ferreira Sales e Antônia Freire Sales, nasceu em Soure no dia 19/12/1874. Casou-se em 1895 com Júlia da Rocha Sales, dessa união nasceu José da Rocha Sales em 1906.
Iniciou sua vida política por volta de 1914. Em 16/08/1917 recebeu do Presidente Venceslau Brás P. Gomes a nomeação de 1º suplente de Juiz Federal no Município de Soure.
Em 1917, foi nomeado Prefeito Municipal de Soure. Em 1913 era presidente da Câmara Municipal de Soure.
Faleceu no 10/11/1952 por causa de uma doença crônica chamada labirintose.
   
Edson da Mota Correia
Nasceu em 09 de novembro de 1898, filho de Antônio José Corrêa Filho e de Ana Ernestina da Rocha.
Militar, Tenente do Exército. Fundou a Associação de Proteção à Saúde, à maternidade e à infância de Caucaia (Entidade Mantenedora do Hospital Maternidade Dr. Paulo Sarasate) e o Centro Educacional de Caucaia (Mantenedora do Colégio Janusa Corrêa).
Faleceu em 02 de dezembro de1987, em Fortaleza.
Tobias da Mota Correia
 Filho de Antônio José Correia e Ana Ernestina da Rocha, nasceu em 1º de novembro de 1896, no Estado do Ceará, Município de Caucaia.
 Ocupou o cargo de Prefeito Municipal (1947), Vereador Municipal (1951 - 1955) e Delegado Municipal, por dois mandatos.
 Exerceu as funções supracitadas com compromisso e responsabilidade, contribuindo assim para o desenvolvimento e crescimento do Município de Caucaia.
Padre José Romualdo de Sousa
Nasceu em 07/02/1875 em Fortaleza-CE. Filho de José Domingues de Sousa e Angélica Virgínia da Conceição. Sua nomeação como sacerdote aconteceu em 30/11/1903. Há 11/02/1915 foi nomeado vigário de Soure, onde exerceu um profícuo paroquiato por 32 anos. Padre José Romualdo de Sousa faleceu no dia 27 de outubro de 1947 às 23h, na atual Casa Paroquial.
Antônio José Correia (Cel. Correia)
Antônio José Correia (Cel. Correia) Natural da Ilha III de São Jorge, Arquipélago de Açores (Portugal), veio para o Ceará com sua família em dezembro 1841.
Participou de movimentos políticos na incipiente República, foi nomeado Juiz Federal Suplente de Soure em 1904, Intendente e Deputado em 1912. Faleceu no ano de 1914 quando se preparava para assumir mais uma legislatura.
Padre Vital Elias Filho
Nascido na cidade de Russas – Ce em 03/06/1932, Vital Elias Filho, ou Pe Vital como ficou conhecido no Município de Caucaia.
Ordenou-se padre no Seminário da Prainha, em 03 de dezembro de 1961, celebrando sua primeira missa neste mesmo ano, na igreja de São João Batista do Tauape, passando pela paróquia de Madalena, e em 1982 assumiu a paróquia de Caucaia, permanecendo por dezoito anos.
Dentre as suas realizações estão a criação do Encontro de Casais com Cristo, a construção do Salão Paroquial, as missas dos dias treze de cada mês, a legião de Maria e a oração do terço em família transmitida pela Rádio Metropolitana.
Juací Sampaio Pontes
Nascido a 28/06/1932, filho de José Ferreira Pontes e Julieta Sampaio Pontes. Órfão de pai aos seis anos, começou seus estudos no Grupo Escolar Branca Carneiro de Mendonça, e posteriormente no Liceu do Ceará, onde concluiu o segundo grau.
Foi vereador em Caucaia por duas legislaturas 1954 - 1958 e 1958 – 1962.     
Em 1962 foi eleito Prefeito Municipal de Caucaia. Dentre suas ações destacamos: a energia elétrica trazida da Usina de Paulo Afonso, a inauguração de várias escolas e a abertura de novas ruas. Em 1972, foi reeleito para um segundo mandato, realizando importantes feitos como: o trem de volta à Caucaia, também levou energia para os distritos mais longínquos do Município, inaugurou diversos postos de saúde e trouxe o sistema de telefonia. Foi agraciado diversas vezes com o Prêmio de Excelente Prefeito.
Foi casado com Ana Rocha Pontes, tendo com a mesma seis filhos: Ted, Tadeu, Tancredo, Taciano, Tatiana e Márcio.
Faleceu no ano de 1981
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário