quarta-feira, 15 de maio de 2013

Alunos do Liceu de Caucaia visitam Assembleia


Alunos visitam AL-CEAlunos visitam AL-CEFoto: Junior Pio
O projeto O Parlamento e sua História, da Assembleia Legislativa do Ceará, recebeu, na manhã desta terça-feira (14/05), os alunos do segundo ano do Liceu de Caucaia.
Os estudantes conversaram, no Plenário 13 de Maio, com o deputado Sérgio Aguiar (PSB), primeiro secretário da Casa, que explicou como é o funcionamento do Poder, as etapas do processo legislativo e quais são os deveres dos deputados. Ele apresentou alguns projetos que viraram lei e já estão vigorando, como a tarifa social de ônibus e a isenção de taxa de inscrição nos vestibulares estaduais para os doadores de sangue.
O deputado ressaltou ainda as discussões atuais na Assembleia, como a emancipação política do distrito de Jurema, em Caucaia. Sérgio Aguiar destacou a campanha do Legislativo para trazer uma refinaria de petróleo para o Ceará, que deverá ser construída entre os municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante. Ele destacou que a luta para trazer a refinaria existe há cerca de 60 anos, e o empreendimento poderá gerar 38 mil empregos diretos e 52 mil empregos indiretos, além de aumento na arrecadação do ICMS na casa de R$ 7 bilhões de reais.
A maioria dos alunos esteve na Assembleia pela primeira vez. Os jovens ficaram atentos às explicações, especialmente quando o assunto tratado foi a emancipação do distrito de Jurema e a refinaria. Para o aluno Márcio Rodrigues, de 18 anos, a vinda da refinaria é muito importante e ele acredita que é necessário oferecer cursos e qualificação para a população estar preparada para trabalhar na refinaria. Jade dos Santos Amância, de 16 anos, concordou com o colega e ressaltou a importância da visita à Assembleia. Ele disse ainda que pôde perceber que é possível estar mais perto das discussões políticas e acompanhar o trabalho dos deputados. 

Além do plenário, os estudantes também conheceram o Espaço do Povo, a Rádio Assembleia, as Comissões Técnicas e a Biblioteca. O documentário sobre a História do Parlamento foi exibido ao final da visita.
JM /CG

Nenhum comentário:

Postar um comentário