segunda-feira, 10 de junho de 2013

Assinada carta de intenções para construção de refinaria no Ceará


A Petrobras informou nesta segunda-feira (10) que assinou no final de maio uma carta de intenções com a sul-coreana GS Energy Corporation (GSE) para desenvolver estudo conjunto para construir a refinaria Premium 2, no Ceará.
A carta tem por objetivo estudar uma possível parceria entre as duas empresas para a implantação da refinaria, que, segundo o Plano de Negócios 2013-2017 da estatal, entraria em operação em dezembro de 2017. A refinaria Premium 2 foi inicialmente planejada para exportação, porém o aumento do consumo interno de combustíveis nos últimos anos modificou o projeto, agora destinado ao mercado brasileiro. A capacidade planejada para a Premium 2 é da ordem de 300 mil barris diários.
O planejamento é de que a Premium 2, localizada a 50 quilômetros de Fortaleza, abasteça o mercado com óleo diesel 10 ppm (63,5% da produção), nafta petroquímica (15,3%), querosene de aviação (12,6%), coque (2,8%) e óleo bunker (1,6%).
Em julho do ano passado, após encontro com a presidente da Petrobras, Graça Foster, o governador do Ceará, Cid Gomes, já havia informado que havia interesse de sócios asiáticos na construção da refinaria. Na época, Graça teria informado a Gomes que o preço da unidade não poderia ultrapassar os US$ 11,4 bilhões.
dn

Nenhum comentário:

Postar um comentário