quarta-feira, 12 de junho de 2013

Juizado Especial de Caucaia inicia procedimento de filmagem durante audiências cíveis

As audiências cíveis instrutórias do Juizado Especial Cível e Criminal de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, agora são filmadas. O procedimento começou a ser realizado nessa terça-feira (11/06). O objetivo é agilizar os procedimentos judiciais.
Segundo a juíza titular da unidade judiciária, Teresa Germana Lopes de Azevedo, as audiências estão mais rápidas, possibilitando um número maior por dia. Antes, eram realizadas três. A expectativa é que agora sejam feitas cinco. A magistrada pode também proferir a sentença na mesma sessão.
A filmagem também facilita o trabalho dos advogados. A Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) desenvolveu um sistema que transforma o arquivo de vídeo para áudio (MP3) e anexa ao processo eletrônico. Assim, os profissionais podem ter acesso pela internet.
Antes dos vídeos, os depoimentos das partes eram digitados. Agora, apenas o termo de abertura das audiências será digitado. No Juizado, as sessões criminais também são filmadas. O procedimento ocorre desde fevereiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário