segunda-feira, 17 de junho de 2013

PREMIUM II: Petrobras deve ter CE como sócio


Para deputado, a proposta de Cid será aceita pela presidente da estatal, Graça Foster. Os dois se reúnem hoje

A presidente da Petrobras, Graça Foster, deve aceitar a proposta do Governo do Ceará de entrar como sócio da refinaria Premium II, a ser construída no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp). Essa é a opinião do deputado federal José Guimarães (PT), que afirma estar acompanhando de perto os assuntos referentes ao equipamento. "Eu apoio essa parceria e vou dar minha contribuição para que isso se concretize", diz.

Conforme a estatal petrolífera, a refinaria cearense segue no plano de negócios da companhia previsto para o período 2013-2017 FOTO: KLEBER A. GONÇALVES

Como noticiou o Diário do Nordeste na edição do último sábado, hoje à tarde, o governador Cid Gomes se reunirá com Graça Foster na sede da estatal, localizada no Rio de Janeiro.

"Ainda que seja minoritário, será muito importante para o Estado entrar como sócio na refinaria, pois poderá opinar e participar das principais decisões", declara Guimarães, ressaltando a sensibilidade da presidente da Petrobras. "Essa sociedade tem tudo para dar certo. A Graça é uma pessoa muito comprometida e deve entender que será positivo ter o Ceará como parceiro", complementa.

Realidade

Para o deputado, não há risco algum para que a Premium II não seja instalada no Ceará, "como prega a oposição", pois o equipamento faz parte do plano de negócios da estatal.

"A refinaria já é uma realidade, está decidido e fim de papo. A Petrobras está recompondo sua condição financeira e, em breve, o projeto vai se concretizar. Tanto é que o governo estadual do Ceará quer entrar como sócio", aponta.

Viagem à Coreia

Cid Gomes deve conversar com Graça Foster sobre a viagem que pretende fazer, no próximo mês, à Coreia do Sul, onde deve se encontrar com empresários da GS Energy Corporation, empresa com a qual a Petrobras assinou uma carta de intenções visando um estudo conjunto para o projeto da Premium II. Os sul-coreanos estão entre os mais cotados para serem os parceiros econômicos da refinaria.

Otimismo

"Essa sociedade tem tudo para dar certo. A Graça é muito comprometida e deve entender que será positivo fazer a parceria"

José Guimarães
Deputado federal 
dn

Nenhum comentário:

Postar um comentário