sábado, 18 de abril de 2015

Corredor de Ônibus da Bezerra de Menezes começa a operar; motoristas já podem ser multados

 

Estações do BRT só devem ser inauguradas no fim de junho FOTO: Fabiane de Paula
Estações do BRT só devem ser inauguradas no fim de junho FOTO: Fabiane de Paula
O primeiro dia de funcionamento do Corredor Expresso Fortaleza, na Avenida Bezerra de Menezes, foi marcado pela tranquilidade. O início do serviço contou com a presença do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e do governador Camilo Santana, que fizeram o trajeto do Terminal do Antônio Bezerra até a Estação Olavo Bilac.
A partir de agora, os usuários devem pegar o ônibus no canteiro central da avenida, cujas duas faixas mais próximas passam a ser exclusivas do transporte público. 
Na manhã deste sábado (18), agentes da AMC fizeram a organização do trânsito na área, para evitar que os motoristas de veículos particulares invadissem as faixas dos ônibus. Os guardas já estão multando os motoristas que desrespeitam a exclusividade dos coletivos. 60 operadores da Etufor também estão ajudando a população nos pontos de parada por toda a Avenida Bezerra de Menezes. 
Por enquanto, os passageiros utilizam somente os abrigos das paradas, transferidos para o canteiro central. As dez estações do BRT ainda estão em fase de conclusão e só devem ser inauguradas no dia 30 de junho.
A movimentação nos pontos de ônibus também foi considerada tranquila, neste sábado, e não houve lotação. 
O prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio, e o governador Camilo Santana testaram o serviço na manhã deste sábado FOTO: ÁQUILA LEITE
O prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio, e o governador Camilo Santana testaram o serviço na manhã deste sábado FOTO: ÁQUILA LEITE
Fotossensores começam a ser instalados neste mês
A operação do Corredor, que possui 8,2 km de extensão, contará com 15 linhas de ônibus e um volume de 94,8 ônibus/hora. Até o fim deste mês, a Prefeitura vai instalar os primeiros equipamentos que farão o monitoramento das faixas exclusivas, coibindo o desrespeito à preferência dos coletivos. 
Um total de 26 linhas de ônibus terão alteração nos itinerários. Do total, seis serão absorvidas por outras oito. As demais devem sofrer poucas ou nenhuma mudanças. 
arte
Redução no tempo de viagem
A principal vantagem da mudança na avenida, segundo a Etufor, é a redução de no mínimo 40% do tempo das viagens, o que vai proporcionar maior velocidade aos coletivos. Outro ponto positivo é a integração dessas faixas exclusivas com a linha sul do Metrofor e com quatro estações do Bicicletar.
Três novas linhas serão criadas: a 106 - Floresta/Centro - que vai fazer um percurso complementar à linha 206 - Padre Andrade/Antônio Bezerra; a linha 226 - Expresso/Antônio Bezerra/Messejana -, que será complementar à linha 026 - Antônio Bezerra/Messejana. Já a linha 286 - Expresso/Bezerra de Menezes/Santos Dumont completa a 086 - Bezerra de Menezes/Santos Dumont.
As linhas de vans 713 - Santos Dumont/Perimetral - e 757 - Vila Velha/Centro - terão seus itinerários totalmente transferidos. A primeira deve passar para a Rua Gustavo Sampaio no sentido Oeste-Leste e Azevedo Bolão no sentido Oeste-Leste. A segunda será transferida para a Av. Sargento Hermínio.
Com informações do repórter Áquila Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário