terça-feira, 15 de março de 2016

Primeiro Passo forma 630 novos profissionais

primeiropass

Antes mesmo do término do período de aprendizagem, 80 jovens já foram contratados pelas empresas onde atuaram.

O mercado de trabalho recebe nesta quarta-feira (16), 630 novos profissionais qualificados pelo projeto Primeiro Passo, na linha de ação Jovem Aprendiz, sob coordenação da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). A formatura acontecerá no Cineteatro São Luiz, às 9 horas. Capacitados nas áreas de Assistente Administrativo e Assistente de Vendas, os jovens participaram de aulas teóricas e foram simultaneamente inseridos em 350 empresas parceiras do projeto para desenvolvimento de suas competências sociais e profissionais. Antes mesmo do término do período de aprendizagem, 80 jovens já foram contratados pelas empresas onde atuaram.

Este ano, a meta do Primeiro Passo é capacitar profissionalmente 11.100 jovens, sendo 2.500 na linha Aprendiz, com vagas distribuídas na capital e em mais 31 municípios do Interior. O Jovem Aprendiz qualifica estudantes da 3ª Série do Ensino Médio ou que já tenham concluído. Com duração de um ano, os inscritos nesta linha de ação recebem do projeto fardamento, lanche, material didático e são remunerados pela empresa, de acordo com a Lei de Aprendizagem nº 10.097, de 19/12/2000.


Oportunidades

A STDS está com inscrições abertas, até o dia 30 de março, para a linha de ação Jovem Estagiário, do Projeto Primeiro Passo. Os interessados em participar da seleção podem se inscrever no site da STDS, pelo link:http://www10.stds.ce.gov.br/jovemestagiario/. O Primeiro Passo oferece 2.000 vagas para a linha de ação Jovem Estagiário: 1.600 para estudantes de 1ª e 2ª séries do Ensino Médio que serão encaminhados para estágios em instituições públicas ou privadas, com duração de um ano e remunerados pela empresa conveniada com o projeto; e outras 400 vagas para jovens da 3ª Série do Ensino Médio, com duração de seis meses, remunerados pelo Governo do Estado.


Como funciona o Projeto

O Primeiro Passo cria oportunidades de inclusão social e profissional para adolescentes e jovens, oriundos da rede pública de ensino, que se encontram em situação de risco social e vulnerabilidade. Além do Jovem Aprendiz, o projeto atua em outras três linhas de ação, abrangendo todo o Estado do Ceará.

Na linha de ação Jovem Estagiário, os estudantes da 1ª e da 2ª séries do Ensino Médio são encaminhados para estágios em instituições públicas ou privadas, com duração de um ano e são remunerados pela empresa. Já no Estágio Remunerado, são contemplados estudantes da 3ª Série do Ensino Médio, que são encaminhados para empresas privadas e públicas para estágio com duração de seis meses. Os jovens recebem do Primeiro Passo fardamento e auxílio-transporte e são remunerados pelo Governo do Estado.

A linha Jovem Bolsista atende estudantes da 8ª e da 9ª séries do Ensino Fundamental ou EJA III e EJA IV. Os alunos recebem do projeto bolsa-capacitação, fardamento, lanche, material didático e participam de cursos de iniciação profissional no período de 5 meses. São remunerados pelo Governo do Estado.

A linha Empreendedor Juvenil contempla jovens de 18 a 29 anos, que estejam cursando ensino fundamental, médio ou que sejam egressos da rede pública de ensino. A qualificação priorizará o empreendedorismo e viabilizará o encaminhamento dos alunos a instituições de microcrédito, além de oferecer assistência técnica gerencial aos novos empreendedores.


Formatura Primeiro Passo

Dia: 16 de março (quarta-feira)
Horário: 9 horas
Local: Cineteatro São Luiz – Rua Major Facundo, 500, Centro (Praça do Ferreira)
Mais informações: Projeto Primeiro Passo: 3101.1559 / 1554 / 7913 / 7962 (Endereço: Rua José Vilar, 420, Meireles)



15.03.2016

Carlos Eugênio
Assessor da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS
(85) 3101.2089 / 3101.2099 / 98878.8510 / imprensa@stds.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Ciro Câmara e Wania Caldas
Gestores de Célula / Secretarias e Conteúdo

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3466.4898

Nenhum comentário:

Postar um comentário